O MME - Ministério de Minas e Energia publicou portaria que permite ao projeto de data centers Scala AI City, a ser implantado em Eldorado do Sul, RS, requisitar acesso à rede básica do SIN junto ao ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico. Na portaria, o MME reconhece a alternativa técnica apresentada pela Scala Data Centers para a conexão. A unidade será construída em uma área estratégica no município da região metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com o documento, a proposta da Scala atende ao critério de mínimo custo global, considerando tanto o investimento nas instalações quanto os custos de perdas elétricas ao longo do tempo. Além disso, o projeto é compatível com o planejamento da expansão do setor elétrico para um horizonte mínimo de cinco anos.

O novo empreendimento implantará 1,8 GW de demanda de energia até 2033. A empresa já apresentou o potencial de expandir para até 5 GW em horizonte posterior, o que exigirá novos estudos da EPE - Empresa de Pesquisa Energética. Ao alcançar o potencial final projetado de 5 GW, o projeto adicionará ao SIN demanda equivalente a aproximadamente 20% da carga máxima atualmente registrada pela Região Sul do país.

Após o reconhecimento do MME, a conexão à rede básica está sujeita à disponibilidade sistêmica e aos estudos específicos conduzidos pelos outros órgãos envolvidos no processo, o ONS e a Aneel. O operador, aliás, tem negado acesso a outros projetos de grande porte, tanto de data centers como de hidrogênio, por indisponibilidade de margem de escoamento.



Mais Notícias EM



Cortes em usinas eólicas e solares somam 35 milhões de MWh

Estudo da ePowerBay aponta aumento de 15% nas restrições em setembro.

10/10/2025


Expansão renovável cresce 1.400 MW em setembro no Brasil

Em setembro, entraram em operação 27 novas usinas de fontes renováveis

10/10/2025


Inpe instala supercomputador para ampliar previsões climáticas

Sistema multiplica por seis a capacidade de processamento e reforça previsões de eventos extremos.

10/10/2025