O MME - Ministério de Minas e Energia publicou portaria que permite ao projeto de data centers Scala AI City, a ser implantado em Eldorado do Sul, RS, requisitar acesso à rede básica do SIN junto ao ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico. Na portaria, o MME reconhece a alternativa técnica apresentada pela Scala Data Centers para a conexão. A unidade será construída em uma área estratégica no município da região metropolitana de Porto Alegre.

De acordo com o documento, a proposta da Scala atende ao critério de mínimo custo global, considerando tanto o investimento nas instalações quanto os custos de perdas elétricas ao longo do tempo. Além disso, o projeto é compatível com o planejamento da expansão do setor elétrico para um horizonte mínimo de cinco anos.

O novo empreendimento implantará 1,8 GW de demanda de energia até 2033. A empresa já apresentou o potencial de expandir para até 5 GW em horizonte posterior, o que exigirá novos estudos da EPE - Empresa de Pesquisa Energética. Ao alcançar o potencial final projetado de 5 GW, o projeto adicionará ao SIN demanda equivalente a aproximadamente 20% da carga máxima atualmente registrada pela Região Sul do país.

Após o reconhecimento do MME, a conexão à rede básica está sujeita à disponibilidade sistêmica e aos estudos específicos conduzidos pelos outros órgãos envolvidos no processo, o ONS e a Aneel. O operador, aliás, tem negado acesso a outros projetos de grande porte, tanto de data centers como de hidrogênio, por indisponibilidade de margem de escoamento.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025