A CPFL Energia e a Universidade de Passo Fundo, do Rio Grande do Sul, inauguraram um laboratório de protótipos voltados para o setor elétrico. Sob investimento total de R$ 2,9 milhões, a nova instalação foi desenvolvida a partir de dois projetos financiados pelos recursos da CPFL dentro do escopo do programa de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) Aneel.

O laboratório de protótipos é vinculado ao Lintec - Laboratório de Inovação Tecnológica em Projeto, Processos de Fabricação e Materiais e ao curso de engenharia mecânica da universidade gaúcha. Seu propósito será criar soluções mecânicas para o setor elétrico, entre elas simulações numéricas, ensaios experimentais e validação de soluções. Além disso, o local será capaz, segundo comunicado, a atuar em soluções em escala industrial e em caracterização de materiais e componentes estruturais.

Por conta da parceria, é intenção utilizar o laboratório para demandas da própria CPFL, mas também para demais empresas de energia interessadas no desenvolvimento de projetos. “O principal objetivo é dar suporte à CPFL e para o setor elétrico com foco na fabricação, testes e validação de componentes mecânicos, inclusive ações oriundas do Inovalab”, disse o professor Charles Leonardo Israel, responsável pela parceria.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025