No primeiro bimestre de 2025 a capacidade de geração de energia elétrica do Brasil aumentou em 1.613,70 MW, segundo levantamento da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica. Os dois primeiros meses do ano contaram com a liberação de novas usinas em dez estados nas cinco regiões do País.

O Mato Grosso do Sul apresentou a maior expansão no período, com 437,13 MW, seguido de Minas Gerais, com 336,83 MW. Considerando apenas o mês de fevereiro, a Bahia foi o estado com maior crescimento da potência instalada, com 64,20 MW decorrentes da entrada em operação de cinco usinas.

Apenas em fevereiro, houve uma ampliação de 165,31 MW com a entrada em operação comercial de dez usinas: cinco eólicas (64,20 MW), uma usina termelétrica (53,13 MW) e quatro pequenas centrais hidrelétricas (47,98 MW). Com as novas adições, o Brasil somou 209.904,9 MW de potência fiscalizada, com 85,02% de usinas de fontes renováveis.



Mais Notícias EM



UHE Belo Monte atende 9% da demanda nacional no trimestre

A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.

17/04/2025


Energisa promove curso sobre inteligência artificial

Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.

21/04/2025


Empresa nacional desenvolve traçador de curva de baixo custo

Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.

17/04/2025