A EDP Distribuidora está testando um caminhão elétrico da chinesa JAC motores em sua área de concessão no estado de São Paulo, nas cidades de Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Guarulhos. O modelo iEV1200T, considerado o primeiro 100% elétrico com peso bruto total abaixo de 8 toneladas, rodou durante o mês de setembro em operações de manutenção e serviços da distribuidora.

Com custo total por quilômetro rodado até cinco vezes menor do que seu equivalente a diesel, segundo informação da EDP, durante o período de testes houve uma redução de 64% nos custos de abastecimento. Em manutenção, a economia estimada é de 70%. Para o meio ambiente, os ganhos são relevantes: ao se considerar uma média de 1 mil quilômetros rodados por mês, um veículo a combustão emite cerca de 2800 quilos de CO2, enquanto o caminhão elétrico não gera emissões.

Com aproximadamente 150 caminhões, a EDP pretende até 2030 eletrificar toda a frota. O novo caminhão elétrico tem torque imediato de 1200 Nm, câmera de 360 graus, luzes de LED diurnas e vem equipado com uma bateria de 97 kWh de capacidade. Para carregar o veículo, a EDP fará uso de sua rede de recarga nas sedes da companhia ou em vias públicas.

 A linha dos caminhões da JAC oferece ainda uma tecnologia inteligente, o i-Pedal, que permite o recarregamento parcial da bateria com o veículo em movimento, bastando para isso que o motorista tire o pé do acelerador. Com isso, o motor elétrico se transforma em gerador e realiza a recarga, podendo elevar a autonomia do veículo em até 20%. 

 A EDP está ainda liderando projeto, iniciado no fim de 2019, para implementar 30 pontos de carregamento por todo o Estado de São Paulo, para conectar os principais corredores elétricos do País, interligando a capital paulista a Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Florianópolis. É considerado um dos maiores projetos na América do Sul de instalação de carregadores ultrarrápidos (150 kW e 350 kW), que envolverá investimento de R$ 32,9 milhões e vai conectar 64 pontos de carregamento, formando um corredor com mais de 2500 quilômetros de extensão. 



Mais Notícias EM



Consumo de energia aumentou em março

Mesmo com agravamento da pandemia e maior distanciamento social, consumo foi 5,5% maior do que março do ano passado.

16/04/2021


Enel adota aplicativo para pagamento de conta de luz em SP

Distribuidora fechou parceria com a PicPay e concede créditos para primeiros consumidores que adotarem o pagamento digital.

16/04/2021


2W Energia capta recursos para erguer eólica

Financiamento da gestora Darby será para o complexo Anemus, no Rio Grande do Norte.

16/04/2021