O governo paulista vai implantar um projeto piloto de eficientização de iluminação pública em Miracatu, na região do Vale do Ribeira. Com investimento inicial de R$ 348,5 mil, o projeto foi desenvolvido pelo Cepil - Centro Paulista de Inovação em Serviços de Iluminação Pública da Unicamp, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI). A experiência vai servir de modelo para outros projetos no estado paulista.

Com duração de seis meses, o projeto piloto vai modernizar os sistemas de iluminação pública, com lâmpadas de LED, telegestão e sensores inteligentes. Além disso, a ideia é incentivar o desenvolvimento e uso de novas tecnologias e modelos de negócio, a capacitação de agentes municipais nas tecnologias, na gestão e financiamento de projetos.

A cidade vai passar por diagnóstico da iluminação pública atual, que resultará em recomendações de tecnologias, assessoria jurídica e capacitação para os gestores municipais solicitarem financiamento e a implementação do projeto. Participam do projeto ainda a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e o financiamento do projeto virá da Desenvolve SP, agência de fomento do governo de São Paulo.



Mais Notícias EM



EDP constrói subestação em Ferraz de Vasconcelos

Sistema vai ampliar capacidade energética da cidade em 38%.

16/06/2025


Solatio inicia preparação de terreno de usina de H2 verde no Piauí

Projeto visa a produção de 400 mil toneladas de hidrogênio verde e 2,2 milhões de amônia verde.

16/06/2025


Aneel aprova novas regras para a tarifa social

Descontos propostos pela MP 1300 já passam a valer a partir de 5 de julho.

16/06/2025