O governo paulista vai implantar um projeto piloto de eficientização de iluminação pública em Miracatu, na região do Vale do Ribeira. Com investimento inicial de R$ 348,5 mil, o projeto foi desenvolvido pelo Cepil - Centro Paulista de Inovação em Serviços de Iluminação Pública da Unicamp, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI). A experiência vai servir de modelo para outros projetos no estado paulista.
Com duração de seis meses, o projeto piloto vai modernizar os sistemas de iluminação pública, com lâmpadas de LED, telegestão e sensores inteligentes. Além disso, a ideia é incentivar o desenvolvimento e uso de novas tecnologias e modelos de negócio, a capacitação de agentes municipais nas tecnologias, na gestão e financiamento de projetos.
A cidade vai passar por diagnóstico da iluminação pública atual, que resultará em recomendações de tecnologias, assessoria jurídica e capacitação para os gestores municipais solicitarem financiamento e a implementação do projeto. Participam do projeto ainda a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e o financiamento do projeto virá da Desenvolve SP, agência de fomento do governo de São Paulo.
Mais Notícias EM
Integração visa ampliar capacidade produtiva e expandir atuação na América Latina.
11/05/2026
Empreendimento prevê a geração de 1.640 postos de trabalho; serão instaladas ainda quatro novas linhas de transmissão e cinco seccionamentos no estado.
11/05/2026
Insights by Kaffa reúne dados de distribuidoras para prever efeitos de indicadores sobre a receita, identificar desvios nas operações e apoiar tomadas de decisão
11/05/2026