A Voith Hydro, especializada em serviços e soluções para grandes usinas hidrelétricas, assinou contrato de modernização do sistema de automação da UHE Tucuruí, no Pará, o maior ativo hidrelétrico da Eletrobras, com 8,3 GW de potência instalada. A usina está localizada no rio Tocantins.

Pelo contrato, a Voith Hydro será responsável por atualizar os equipamentos e sistemas das casas de força 1, 2 e auxiliar, abrangendo 25 unidades geradoras, além da Subestação de Tucuruí. A modernização inclui a implementação da solução de automação HyCon, além de sistemas de proteção, controle, supervisão e aquisição de dados e reguladores de velocidade e de tensão.

No total, serão fornecidos mais de 760 novos painéis, além da reforma de 162 já existentes, junto com mais de 7.300 instrumentos. A execução do projeto está prevista para os próximos cinco anos, durante os quais a Voith continuará oferecendo suporte completo para a modernização do complexo hidrelétrico.

A Voith já realizou modernizações em diversas usinas hidrelétricas, como Paulo Afonso II e IV, Xingó I e II e Henry Borden.



Mais Notícias EM



Nova norma eleva o padrão de segurança contra arcos elétricos no Brasil

NBR 17227 define critérios para gerenciamento dos riscos, com foco no cálculo da energia incidente, sinalização de perigos e uso adequado de EPIs.

08/06/2025


MME publica cronograma de leilões de transmissão até 2027

Programação inclui certames nos meses de abril e outubro dos próximos anos.

08/06/2025


Isa moderniza infraestrutura de transmissão em SP

Companhia investiu R$ 306 milhões no primeiro trimestre, 26% a mais do que em mesmo período de 2024.

08/06/2025