A Voith Hydro, especializada em serviços e soluções para grandes usinas hidrelétricas, assinou contrato de modernização do sistema de automação da UHE Tucuruí, no Pará, o maior ativo hidrelétrico da Eletrobras, com 8,3 GW de potência instalada. A usina está localizada no rio Tocantins.

Pelo contrato, a Voith Hydro será responsável por atualizar os equipamentos e sistemas das casas de força 1, 2 e auxiliar, abrangendo 25 unidades geradoras, além da Subestação de Tucuruí. A modernização inclui a implementação da solução de automação HyCon, além de sistemas de proteção, controle, supervisão e aquisição de dados e reguladores de velocidade e de tensão.

No total, serão fornecidos mais de 760 novos painéis, além da reforma de 162 já existentes, junto com mais de 7.300 instrumentos. A execução do projeto está prevista para os próximos cinco anos, durante os quais a Voith continuará oferecendo suporte completo para a modernização do complexo hidrelétrico.

A Voith já realizou modernizações em diversas usinas hidrelétricas, como Paulo Afonso II e IV, Xingó I e II e Henry Borden.



Mais Notícias EM



Brasil mantém liderança em custos baixos de renováveis, aponta Irena

Estudo da agência mostra que geração eólica no país tem LCOE abaixo da média global; solar também é competitiva.

25/07/2025


Mapa da CELA aponta R$ 454 bi em projetos de H2V no Brasil

Levantamento identificou 111 empreendimentos que exigirão 90 GW em novas usinas renováveis.

25/07/2025


Câmara de Bento Gonçalves entra no mercado livre de energia

Parceria com Ludfor marca pioneirismo no RS e amplia uso de energia limpa.

25/07/2025