A EDP assinou um contrato de venda de energia (PPA, na sigla em inglês) de 20 anos com a empresa de tecnologia Amazon no Japão. O contrato de longo prazo está vinculado à usina solar fotovoltaica de 44 MWp da empresa de energia de portuguesa, que será instalada em Fukushima.
A usina terá 63 mil módulos solares e deve gerar mais de 48 GWh de energia por ano. Segundo cálculos da EDP, isso evitará mais de 20.500 toneladas de emissões de carbono anuais. A previsão é a usina fotovoltaica começar a operar no terceiro trimestre de 2025.
Trata-se do segundo PPA de longo prazo firmado entre as duas empresas na região da Ásia-Pacífico. O primeiro foi assinado em 2021, em Cingapura. Antes disso, em 2015, outro contrato com a mesma big tech ocorreu nos Estados Unidos e contemplou energia eólica. Com a Microsoft, a EDP também assinou PPA em Cingapura, para uso de energia solar do projeto SolarNova 8, que terá 200 MWp.
Mais Notícias EM
Orçamento provisório prevê R$ 52,7 bi e alta influenciada por subsídios da geração distribuída.
12/12/2025
Estudo da EIC vê potencial bilionário, mas ressalta entraves de rede, portos e regulação.
12/12/2025
Projetos dos Lotes 03 e 05 somam R$ 3,6 bi e 1.456 km de linhas de transmissão.
12/12/2025