Geram grande força de compressão com pouco esforço humano, os alicates hidráulicos garantem conexões de alta resistência mecânica e condutiva, evitando superaquecimento. Com matrizes (morsas) intercambiáveis para diferentes tipos e tamanhos de conectores. Reduzem o tempo de instalação, especialmente em serviços pesados ou de grande escala. Conheça aqui a oferta nacional.
Os alicates hidráulicos de crimpagem são bastante disseminados na atividade de construção e manutenção de linhas elétricas, sobretudo as que utilizam condutores de seções maiores. Ferramentas mecânicas manuais são simples e eficazes, porém possuem um limite de aplicação, podendo ir, grosso modo, até a seção de 95 mm2, além de exigirem grande esforço físico para a operação e serem volumosas e pesadas.
Já as ferramentas hidráulicas trabalham com óleo a alta pressão, são relativamente compactas e muito potentes. A fonte de pressão de óleo/bomba pode estar integrada ao cabeçote de conexão ou estar separada, ligada a este por mangueira de alta pressão. A bomba é geralmente operada por motor elétrico, alimentado pela rede ou por meio de baterias.
Hoje são bastante difundidos alicates hidráulicos portáteis alimentados por baterias de lítio acopladas. E, embora estas sejam características que não integram o presente levantamento, também são disponíveis modelos com memória interna para salvar dados de operação e porta USB para a transferência destes, com vistas à geração de laudos, relatórios, etc.
A tabela abaixo traz dados dos alicates hidráulicos oferecidos pelas empresas que responderam à pesquisa de EM. Como este é o primeiro guia dessa ferramenta realizado pela revista, prevê-se aumento expressivo de participação nas próximas edições.