Este guia apresenta características de transformadores elétricos fornecidos no mercado brasileiro, abrangendo equipamentos destinados à indústria de energia elétrica (transmissão e distribuição) e também aqueles para instalações de utilização, como transformadores para fornos e para retificadores, além dos especiais, voltados a esquemas “IT médico”, com fator K e autotransformadores de partida.
Elementos centrais do processo de transporte e utilização de energia, os transformadores têm aqui detalhada a oferta de seus fornecedores, com os números de telefone para atendimento aos clientes. No primeiro grupo, dos transformadores de potência, estão equipamentos para sistemas de transmissão e para redes de distribuição de energia em suas várias versões, os para sistemas subterrâneos, e os com isolação a seco. Também estão na tabela transformadores para fornos, construídos para as exigências da aplicação, e transformadores para retificadores, para processos como de eletrólise, galvanoplastia e outros.
No grupo dos transformadores especiais, têm-se os equipamentos com fator k, para instalações com presença de harmônicas, os para esquema IT-médico, (alta disponibilidade e segurança da alimentação) e os autotransformadores de partida de motores, que reduzem picos de corrente e quedas de tensão.