Eletrocentros


Voltados a atender necessidades específicas dos usuários, os eletrocentros são modulares, transportáveis, de construção e instalação rápidas. Este guia detalha diversas características desses equipamentos, como tipos de montagem oferecidos, estrutura, compartimentos, potência nominal máxima do transformador, protocolos de automação, sistemas supervisórios, etc.




Surgidos nos anos 50 com o objetivo de reduzir custos e otimizar a implantação de projetos, os eletrocentros sempre foram muito empregados em setores como de mineração, óleo e gás e siderurgia, mas nos últimos anos têm ampliado sua presença para diversos outros segmentos industriais, incluindo usinas geradoras termelétricas, pequenas hidrelétricas e solares fotovoltaicas. Um eletrocentro consiste de uma sala elétrica modular e transportável, composta por conjuntos elétricos e de automação montados em fábrica com todos os componentes, equipamentos e acessórios — transformadores, conjuntos de controle e manobra, equipamentos auxiliares, etc. — interligados e comissionados. Indicados para projetos em que a construção de estruturas em alvenaria é impossível ou desvantajosa, os eletrocentros apresentam ainda vantagens como rapidez na construção e instalação (requer apenas pequena infraestrutura no canteiro de obras), custo final atrativo, facilidades de reaproveitamento em caso de desativações e alterações, modularidade, facilitando expansões, engenharia única para todo o conjunto, etc.

Este Guia apresenta a oferta de diversas empresas, com detalhes como tipos de montagem oferecidas (fixas, móveis ou semimóveis), estrutura, compartimentos, potência nominal máxima e tipo de transformador empregado, características elétricas dos módulos de MT, protocolos de automação e sistemas contra incêndio utilizados, entre outros.

Como são muitas as informações fornecidas, os dados de oferta das empresas foram distribuídos em duas tabelas, de modo a se adequarem à sua largura.

As informações nessas tabelas reproduzem com fidelidade as fornecidas pelas próprias empresas, em um questionário, por solicitação de EM. Todas os fornecedores aqui listados são fabricantes locais de eletrocentros — nenhum é importador e/ou representante de marca estrangeira.

O Guia só inclui empresas que fornecem eletrocentros completos, montados, embora algumas delas possam também fabricar sistemas e equipamentos elétricos e eletrônicos neles utilizados









Compartilhe:


Voltar