Essential for protecting modern consumer units, which contain many electronic devices that are highly susceptible to transient overvoltages, SPDs are becoming increasingly common in installations as information and awareness about them grow. This survey presents the offerings of SPD manufacturers and importers in the Brazilian market, detailing characteristics such as class, nominal voltage, protection level, nominal discharge current, impulse current, degree of protection, and more.
Os DPS são prescritos pela NBR 5410, a norma brasileira de instalações BT, para toda instalação alimentada por linha total ou parcialmente aérea e que se localize em região onde ocorram mais de 25 dias de trovoadas por ano — o que, vale dizer, caracteriza a imensa maioria das unidades consumidora de eletricidade no Brasil.
A norma internacional IEC 61643-11 [1] define três classes de DPS para sistemas de distribuição de baixa tensão:
Classe I – DPS utilizado em edifícios que contam com sistema de proteção contra descargas atmosféricas. Instalado próximo ao ponto de entrada, protege as instalações contra os efeitos de raios diretos sobre a estrutura ou linha de alimentação. É caracterizado onda de corrente de forma 10/350 μs.
Classe II – Instalados no ponto de entrada ou nos quadros de distribuição, esses DPS impedem a propagação dos efeitos indiretos de descargas atmosféricas (sobretensões conduzidas e induzidas). São caracterizados por forma de onda de corrente de 8/20 μs.
Classe III – Com menor capacidade de descarga, os classe III são instalados nas proximidades das cargas sensíveis, como suplemento ao DPS classe II. O DPS classe III é caracterizado por uma combinação de ondas de tensão (1,2/50 μs) e ondas de corrente (8/20 μs).
Classe I+II – Combina proteção da instalação contra os efeitos diretos e indiretos de descargas atmosféricas.
A IEC 61643-11 define ainda as características dos DPS, sendo as principais indicadas neste Guia. São elas:
Tensão máxima de regime permanente (Uc): Valor eficaz da tensão máxima que pode ser aplicada continuamente aos terminais do DPS, escolhido de acordo com a tensão nominal e o esquema de aterramento do sistema.
Nível de proteção (Up): Parâmetro que caracteriza a capacidade do DPS de limitar as sobretensões. O nível de proteção escolhido deve estar abaixo do nível de suportabilidade a sobretensão das cargas.
Corrente de impulso (Iimp): Valor de crista com que são ensaiados e caracterizados os DPS classe I, com onda de 10/350 μs.
Este Guia de EM resume a oferta de várias empresas, a maioria atuante no mercado nacional, com detalhamento de características dos dispositivos, como as mencionadas acima, e meio de contato.