A explosão dos dados requer data centers com capacidade de escalar muito rapidamente, e em condições economicamente viáveis. Para se ter uma ideia, de acordo com o SGB - Social Good Brasil, o volume de dados criados nos últimos anos é maior do que a quantidade produzida em toda a história. A produção dobra a cada dois anos e a entidade estima que, em 2021, foram gerados 350 zettabytes ou 35 trilhões de gigabytes de dados.

Nesse cenário, Gabriel Camargo (foto), Diretor de Produtos da CLM, distribuidor latino-americano de valor agregado especializado em infraestrutura de data centers, nuvens híbridas, cibersegurança e proteção de dados, que distribui as soluções da Nutanix, especializada em computação híbrida e multicloud, aponta para HCI - Hybrid Cloud Infrastructure, acrônimo da tradicional hiperconvergência, como o caminho para manter os data centers economicamente viáveis.

“A nova geração de softwares de infraestrutura de nuvem híbrida é fundamental para permitir que data centers forneçam para seus usuários poder de computação, armazenamento e rede virtualizados, a partir de uma única instância. Apenas com estes recursos esses provedores vão conseguir atender a demanda atual e futura, em condições econômicas, uma vez que as novas tecnologias, entre outros avanços, são totalmente escaláveis”, detalha.

De acordo com um recente estudo da IDC, em que foram entrevistadas diversas organizações sobre a experiência com o Nutanix Enterprise Cloud, empresas que utilizam infraestrutura de nuvem híbrida reduziram o custo total de suas operações em até 60%. “Um dos principais desafios dos data centers é garantir o equilíbrio entre redução de custos e investimentos futuros para a continuidade da inovação. Apoiamos nossos clientes a construírem uma nuvem híbrida, tendo a hiperconvergência como base, para que tenham flexibilidade, escolha e economia em um cenário de rápida transformação dos negócios”, explica Leonel Oliveira, country manager da Nutanix.

O Gartner considera como evolução de softwares de HCI a inclusão de recursos como computação virtual, armazenamento e rede, com arquitetura escalável e de computação distribuída, combinadas ao gerenciamento unificado de dados e interfaces de diferentes fontes, a partir de um único painel. Como recursos adicionais, o Gartner aponta a conexão direta de armazenamento (DAS, do inglês direct-attached storage), em cada nó; com alta disponibilidade (HA) tanto para computação quanto para armazenamento; serviços de dados, desduplicação, compressão, correção de erros; com alguma possibilidade de escolha pelo usuário de quais servidores utilizar.



Mais Notícias RTI



GOX lança planos de 10 Gbit/s para todos os assinantes

Além de migrar para XGS-PON, empresa mineira inaugurou data center Tier III e investiu em backbone próprio até São Paulo.

30/04/2024


Vero apresenta novo portfólio unificado

Entre as novidades, Wi-Fi 6 para todos os clientes e YouTube Premium.

30/04/2024


Empresa de SVA projeta crescimento de 45% em novos mercados

A Lidera SaaS busca fincar bandeira nos mercados como educação e cartão de benefícios.

30/04/2024