Um acordo entre o Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico e a Redit Ventures, instituição especializada em gestão de fundos que integra a Rede de Institutos Tecnológicos da Comunidade Valenciana (Redit), todos situados na Espanha, levou à criação de uma empresa que vai desenvolver compostos termoplásticos reforçados com fibras longas.


A nova companhia se chama Lofty Composites e chega com a premissa de criar materiais compostos reforçados que reúnam características como alta resistência mecânica e leveza, além de resistência à chama, pensados para aplicações na indústria automobilística e aeronáutica, bem como no setor ferroviário, por exemplo. 

Os materiais, conforme foi divulgado para a imprensa, serão feitos de uma matriz polimérica termoplástica reforçada com fibra longa e contínua, visando ao desenvolvimento de fitas. A partir daí, conforme o objetivo das partes envolvidas, poderão ser fabricadas peças plásticas por injeção e moldagem por compressão, além de outros processos que serão analisados.


Em resumo, a ideia do Aimplas e da Redit Ventures é proporcionar à indústria de manufatura materiais sustentáveis que possam substituir, por exemplo, polímeros termofixos e outros materiais cuja reciclagem atualmente se mostra complexa e/ou inviável. E que possam ser convertidos em novas resinas e reinseridos no ciclo produtivo. José Luis Yusá, presidente do Aimplas, comentou que o lançamento da empresa reflete o compromisso dessa parceria com “atividades amigas do ambiente”.


No site da Lofty Composites podem ser obtidas mais informações. Um estudo sobre o desenvolvimento de graus de PP para a construção de automóveis mais leves está disponível na seção Artigos técnicos, onde você encontra muitos outros trabalhos sobre plásticos.

__________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________ 

 

Imagem: Aimplas e Redit Ventures.

 

Mais conteúdo:

 

Plasma atmosférico como auxiliar na transformação de resinas recicladas

 

Aumenta o uso de resinas recicladas na produção de eletroeletrônicos

 

#Aimplas #ReditiVentures #LoftyComposites



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024