A Artecola, com unidade no município gaúcho de Campo Bom, agora também conhecida como Multilatina, desenvolve produtos laminados para calçados que são confeccionados com poli(tereftalato de etileno) (PET) reciclado proveniente de garrafas.

 

A empresa divulgou que uma soma de 17,3 milhões de garrafas PET de dois litros já foi convertida em matéria-prima para a fabricação de produtos que compõem a sua linha de laminados PET 3500, desenvolvidos para dar forma a couraças e contrafortes, por exemplo.

 

De acordo com a companhia, os laminados, que têm em sua composição o material reciclado, fazem parte da estrutura de calçados de diversas marcas, que têm como função manter a sua forma e sustentação. Também foi divulgado à imprensa que 1.000 pares de laminados produzidos a partir de PET reciclado equivalem a 400 garrafas reaproveitadas.

 

A matéria-prima reciclada vem de garrafas PET recolhidas por catadores da região do Vale do Sinos (RS), que atuam em cooperativas voltadas para a reciclagem de resíduos. Elas são recicladas por uma empresa parceira da Artecola. Jairo Korndoerfer, gerente de marketing da empresa, comentou sobre alguns benefícios proporcionados por esta parceria: “Esta etapa do processo gera renda e também reflexos sociais positivos na região, incentivando a coleta seletiva e proporcionando a remuneração de quem trabalha com reciclagem”.

 

Ainda de acordo com informações divulgadas pela Artecola, cerca de 3,02 milhões de garrafas PET de dois litros foram recicladas em 2023. 

 

O contato com a empresa pode ser feito pelo endereço eletrônico www.linkedin.com/company/artecolaquimica e pelo telefone (51) 3778-5200. Na seção Sustentabilidade em nosso site estão disponíveis informações sobre cases de uso de plásticos reciclados em diversos segmentos. 

___________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Mikhail Nilov.

 

Leia também:

 

Aumenta o uso de resinas recicladas na produção de eletroeletrônicos

 

Garrafas PET convertidas em novas matérias-primas. Volume chega a 5,5 bilhões

 

#Artecola #PlásticoIndustrial #Reciclagem #PET



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024