A Associação Brasileira dos Distribuidores de Resinas Plásticas (Adirplast) divulgou um aumento de 13% do volume de resinas comercializadas pelos seus associados em 2023, período em que foram vendidas 279.226 toneladas de plástico – o que inclui todos os produtos fornecidos pelas empresas associadas, dentre os quais estão filmes biorientados, plásticos de engenharia e resinas commodities – frente às 247.008 toneladas comercializadas no ano anterior.

 

Fazendo um recorte dos setores, conforme informações fornecidas à imprensa, a entidade registrou que as áreas que apresentaram maior crescimento em 2023, em relação a 2022, foram a de resinas commodities, com alta de 16%, e de plásticos de engenharia, cerca de 15,5%.

 

Em se tratando do setor de resinas commodities, foi constatado que o volume total comercializado nos últimos dois anos passou de 194.356 toneladas (2022) para 225.362 toneladas (2023), ao passo que o montante de plásticos de engenharia comercializado no mesmo período passou de 19.563 toneladas para 22.635 toneladas.

 

O volume de vendas de masterbatches e compostos no segundo semestre do ano passado também foi registrado pela Adirplast. De acordo com a instituição, seus associados que atuam nesses setores comercializaram 701 toneladas de masterbatches e 1.139 toneladas de compostos entre junho e dezembro de 2023. 

 

Laercio Gonçalves, presidente da Adirplast, comentou sobre os resultados referentes a 2023: “No primeiro trimestre, apesar da presença abundante de produtos no mercado nacional, o País se tornou destino para o excesso de estoques provenientes da China e dos Estados Unidos. Isso resultou em uma inundação do mercado brasileiro pela importação de polietileno (PE) e polipropileno (PP). Devido à falta de uma demanda robusta e ao excesso de oferta, os preços despencaram drasticamente”.

 

Nos canais digitais da Adirplast podem ser obtidas mais informações.

___________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Vectorjuice, Freepik.

 

Mais notícias:

 

O fechamento de 2023 e as perspectivas para 2024

 

Mercado global de plásticos reciclados deve crescer mais de 50% até 2030

 

#ResinasPlásticas #Adirplast #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024