A Bioleve (Lindóia, SP) substituiu os rótulos de papel de suas embalagens de 10 e 20 litros de água mineral pela versão plástica desenvolvida pela Avery Dennison, em polipropileno (PP) fosco. Além de suportarem as mudanças de umidade e temperatura, mantendo sua integridade por mais tempo, os novos rótulos preservam as informações de identificação das embalagens durante toda a sua vida útil.


 

De acordo com Rosângela Guersoni, gerente de qualidade da Bioleve, a escolha pelo rótulo Fasson® PP Branco Fosco NTC/S0290/60G permitiu a incorporação de um código do tipo Datamatrix – código bidimensional que reúne em um pequeno espaço informações como lote, data de fabricação e validade – nos galões de 10 e 20 litros, com maior durabilidade. Atendendo aos elevados padrões de limpeza e resistência exigidos pela indústria de água, os rótulos de PP não se soltam facilmente, característica essencial para a integridade e qualidade do produto.


 

“Antes, utilizávamos etiquetas de papel com cola, que se soltavam durante o processo de lavagem dos galões, perdendo as informações necessárias para uma boa rastreabilidade, além de acumularem sujeira. Ao incorporar o código Datamatrix com novas etiquetas autoadesivas, melhoramos significativamente nossa eficiência de produção e qualidade final”, comentou a executiva.


 

Segundo Keyse Ramalho Marques, gerente de desenvolvimento de novos negócios da Avery Dennison, as características do rótulo Fasson® o tornam a escolha ideal para diferentes indústrias que vão desde a de alimentos e bebidas até o segmento de suplementos e produtos farmacêuticos. “Quando pensamos nesses setores da indústria, a integridade das informações nos rótulos torna-se ainda mais essencial, tanto para o controle da qualidade dos fornecedores, quanto para o consumidor final, que poderá ter confiança”, destacou a executiva, complementando que o rótulo escolhido pela Bioleve possui também o respaldo de certificação da Food & Drug Administration (FDA) para contato indireto com alimentos.


 

De acordo com esta regulamentação, a solução deve estar separada do alimento por uma barreira funcional. Além disso, o adesivo S0290 é reconhecido* pela Associação dos Recicladores de Plásticos (APR) como apto para a reciclagem do polietileno de alta densidade (PEAD), muito presente no mercado. Isso significa que os rótulos podem permanecer na embalagem sem afetar os processos de reciclagem.

 

 

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

__________________________________________________________________________________



Imagens: Bioleve/Avery Dennison

 

 

 

Leia também:

 

Carimbo digital permite a codificação individualizada de peças plásticas

 

Rótulos de PET-G entram na cadeia de reciclagem



Mais Notícias PI



Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024



Aberto o credenciamento para a Fispal

Nova edição acontece em junho e comemora 40 anos da feira voltada para o setor de alimentos, com a expectativa de receber 44 mil visitantes.

12/03/2024