Adalberto Rezende, da redação.


 

Uma linha de blocos fabricados com polietileno de alta densidade (PEAD) e polipropileno (PP) reciclado foi desenvolvida pela Fuplastic, com unidade em São Paulo (SP). Eles podem ser usados na construção de moradias e/ou casas de controle para parques fotovoltaicos (foto a seguir), exemplo de aplicação que foi um dos destaques da empresa na última edição da Intersolar South America, realizada recentemente em São Paulo (SP). 

 

Na ocasião, a companhia expôs um modelo de casa de controle, que foi construída com blocos de plástico reciclado. Esses blocos são fabricados por injeção.


Bruno Abramo, CEO da Fuplastic, que concedeu entrevista à Plástico Industrial, disse que o material reciclado usado na produção dos blocos provém de tubos usados no setor de telecomunicações e embalagens pós-uso/pós-consumo, entre outros, os quais são submetidos à reciclagem.

 

 

Trata-se de um trabalho realizado junto a empresas parceiras como cooperativas de reciclagem. O executivo falou mais sobre este assunto: “atualmente, nós obtemos material reciclado coletado por catadores e empresas especializadas em reciclagem de plásticos. Além disso, estabelecemos parcerias com nossos clientes, as quais se baseiam em operações de logística reversa e reciclagem”.

 

Sobre a formulação dos blocos, Bruno disse que são compostos por “90% de polipropileno e 10% de polietileno de alta densidade”. Ele também comentou que “os blocos têm formato padrão, mas uma casa de controle ou uma moradia, por exemplo, pode ser configurada conforme a necessidade dos clientes”. O entrevistado também comentou que os produtos são patenteados, assim como obtiveram certificação após a sua submissão a testes específicos. 


 

PEAD e PP reciclado na fabricação de caixas de passagem

 

A Fuplastic também desenvolveu uma linha de caixas de passagem de fios e cabos que são fabricadas com polietileno de alta densidade (PEAD) e polipropileno (PP) reciclado (foto ao lado). Bruno explicou que o material usado na fabricação desses produtos provém da mesma cadeia de empresas parceiras mencionada anteriormente.


As caixas são modulares e podem ser desmontadas, o que, conforme exemplificou o executivo, “facilita a logística, principalmente quando falamos do transporte de caixas de passagem fabricadas com outros materiais, ou seja, as caixas de passagem feitas de concreto ou alvenaria”.


O entrevistado também disse que a empresa tem interesse em estabelecer parcerias com empresas e instituições de pesquisa e ensino ligadas ao setor de reciclagem de plásticos. 


Em seu site, a Fuplastic disponibiliza mais informações sobre os produtos.

 

 

Imagens: Fuplastic/Divulgação, Adalberto Rezende.

 

Leia também:

 

Vai passar

 

Estudo sobre a poeira gerada na reciclagem mecânica de plásticos reforçados com fibras

 

A transição de projetos de reciclagem PIR para PCR na indústria de transformação de plásticos

 

#Fuplastic #ConstruçãoCivil #Reciclagem #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Dispersões de grafeno melhoram o PP reciclado

Testes realizados pela empresa gaúcha Degrad mostraram que o grafeno pode melhorar propriedades mecânicas do polipropileno reciclado.

24/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024