Os projetos de instalações de reciclagem química estão se multiplicando e isso pode preocupar os fabricantes de equipamentos para reciclagem mecânica, muitos dos quais investiram em novos projetos e desenvolvimentos para abastecer um segmento com grande potencial de consumo de máquinas, sistemas periféricos e também aditivos melhoradores .

 

Porém, os dois processos não competem entre si, na avaliação de Ingemar Bühler (foto), diretor da seção alemã da Plastics Europe, uma rede de associação do continente europeu que reúne os porta-vozes da indústria do plástico de cada um dos países-membros da Comunidade Europeia. Confira a entrevista em que ele trata de alguns aspectos da reciclagem química.

 

 

Quanto tempo levará até que a reciclagem química ocorra em grande escala industrial?

I. Bühler - Existem atualmente cerca de 140 projetos de reciclagem química em todo o mundo. A maioria das usinas ativas está atualmente em operação piloto. Algumas empresas, porém, já estão um passo à frente. Em Ennigerloh (Alemanha), por exemplo, a empresa Carboliq tem uma fábrica que produz um óleo de pirólise utilizável industrialmente. Outros projetos de plantas também estão prestes a atingir uma nova escala entre 40.000 e 150.000 toneladas de material processado por ano. Duas delas estão atualmente planejadas em grande escala industrial. A Lyondell Basell está planejando uma grande fábrica na Bélgica e a Dow Chemical está procurando construir uma grande fábrica junto com sua parceira Mura, também na Alemanha. O pré-requisito, no entanto, é a aprovação da reciclagem química dentro da legislação da União Europeia. Se isso ocorrer neste ano, a planta provavelmente estará pronta para operação em 2025.

 

 

A aprovação, no entanto, não é uma certeza.

I. Bühler - A reprovação dos políticos, tanto na Europa quanto na Alemanha, é frequente, pois eles acreditam que a reciclagem química não funciona, o que é simplesmente um disparate. Mas também há uma crítica justa de que, apesar do grande progresso, a demanda de energia para a reciclagem química é muito maior do que para a reciclagem mecânica. A reciclagem mecânica é altamente eficiente: as garrafas PET, por exemplo, podem ser recicladas mecanicamente várias dezenas de vezes, até que as estruturas poliméricas não suportem mais.

Na legislação atual, a ideia é queimar esses polímeros que já passaram da fase de usabilidade e gerar energia a partir deles. No entanto, o custo da incineração é alto e o processo libera CO2. Em vez da incineração, seria muito melhor, no nosso entendimento, reciclar quimicamente esses polímeros. Assim, nenhum CO2 é liberado e o carbono continua a circular. A reciclagem química não está, portanto, em concorrência com a reciclagem mecânica, mas sim com a incineração.

 

 

Onde mais isso faz sentido?

I. Bühler - Com processos de reciclagem química, também podemos processar frações de resíduos não processáveis por reciclagem mecânica. Um bom exemplo são os pneus de automóveis. Já podemos reciclar pneus mecanicamente, mas podemos aplicar processos químicos complementares para recuperar o carbono e mantê-lo no ciclo. Em nossa indústria, portanto, estamos convencidos de que isso definitivamente acontecerá. Se dificultarmos politicamente a reciclagem química na União Européia, ela acontecerá em outras partes do mundo, mas estou confiante de que teremos reciclagem química também na Europa.

 

 

O que o deixa tão confiante?

I. Bühler - Os grupos de interesse estão amolecendo. Não são mais apenas os fabricantes de plásticos que estão investindo na reciclagem química. Cada vez mais, também são grandes recicladores mecânicos. Há ainda empresas químicas construindo usinas mecânicas de reciclagem porque querem o carbono de volta nos dois sentidos. Está ficando cada vez mais claro que a combinação faz todo o sentido se você quiser se livrar das grandes montanhas de resíduos e estabelecer uma verdadeira economia circular.

 

 

No entanto, muitos recicladores mecânicos atualmente ainda temem a concorrência.

I. Bühler - Meu medo como um reciclador mecânico de médio porte não seria que alguém pudesse construir grandes usinas de reciclagem química e comprar frações de resíduos de mim. Meu medo seria que alguém com poder de investimento suficiente pudesse construir usinas mecânicas muito mais eficientes, ou que fossem concorrentes diretas da minha, e tenho certeza de que isso vai acontecer. Acho que esta é uma preocupação que você não pode tirar de nenhuma empresa. Aqui reside a tarefa da arena política para definir as diretrizes corretas. Simplificando, isso significaria que tudo o que pode ser reciclado mecanicamente deve ser reciclado mecanicamente pelo maior tempo possível. As frações que não podem ser recicladas mecanicamente devem ser alimentadas em outros processos para manter o carbono dentro do ciclo pelo maior tempo possível.

 

 

O que os políticos devem e o que não devem fazer?

I. Bühler - Devem aproveitar a oportunidade de conduzir todo o sistema dos plásticos para uma economia circular com impacto neutro no clima. Muitas das tecnologias necessárias para isso, que já existem, não são bem recebidas pelos políticos em muitos setores. A nossa cultura política – especialmente na Alemanha – não acolhe bem a inovação. Em vez disso, as pessoas se concentram na segurança, na cautela e nas coisas que conhecem. Mas a transformação da indústria dos plásticos, assim como outras, são um grande empreendimento. A política não deve abrandar esta mudança, mas sim acelerá-la. E, portanto, deve acolher a inovação. Os ataques ao plástico devem parar. Há uma boa razão pela qual o consumo de plástico continua a aumentar, especialmente porque podemos tornar muitos produtos mais sustentáveis e recicláveis. Grandes erros foram cometidos no passado. Permitimos que os resíduos de plástico fossem depositados em aterros e, ao mesmo tempo, desenvolvemos sistemas de coleta e classificação de resíduos muito lentamente. Podemos e devemos lamentar isso, mas devemos virar a alavanca para a sustentabilidade. A rejeição política do plástico não é o caminho para uma economia circular com impacto neutro no clima.

 

 

 

Fonte: Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais (VDMA)

Foto: VDMA

 

Leia também:

 

Reciclagem química de poliamida por micro-ondas

 

Greenback vai difundir a reciclagem química no Brasil

 

Características dos processos mecânico e químico de reciclagem

 

#reciclagemquímica

#VDMA



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024