A Ecoloop (Embu das Artes, SP) desenvolve estações de coleta que visam estimular a triagem e posterior reciclagem de resíduos sólidos, dentre eles as embalagens plásticas.

 

As estações são denominadas máquinas de venda reversa (reverse vending machines), e são dotadas de um sistema eletrônico para reconhecimento do código de barras dos itens depositados pelo consumidor, tais como garrafas plásticas.

 

Uma vez depositada no equipamento, a garrafa é identificada pelo código de barras em seu rótulo, que é lido por uma câmera com resolução 4k, sendo posteriormente prensada e armazenada para posterior retirada assim que o contêiner no interior da estação estiver cheio.

 

O diferencial do sistema, no entanto, está na possibilidade de cadastro do consumidor que deposita as embalagens para que ele participe de um programa de pontos que dá direito a recompensas assim que ele atinge determinado número de itens depositados. O apontamento do status de cada usuário é feito em tempo real, via conexão 4G, e o cadastro pode ser feito no site da Ecoloop. “Pode-se formar uma carteira virtual em que são creditados os pontos do consumidor, simplificando e recompensando o ato da coleta, o que cria uma cultura de descarte correto”, explicou Guilherme Graf, sócio-diretor da Ecoloop (na foto, à direita).

 

William Souza (na foto, à esquerda), é engenheiro de desenvolvimento da Ecoloop e trabalha no aprimoramento do sistema de reconhecimento dos resíduos e de pontuação para o consumidor, estudando formas de inserir nele mais informações e recursos derivados da ciência de dados, o que inclui a integração com interfaces (APIs) de empresas parceiras.

 

As estações podem ser personalizadas com a identidade visual da empresa ou instituição interessada em promover a coleta e destinação correta de resíduos. Podem ser instaladas em eventos, empresas, comércio, condomínios, escolas, aeroportos, estações de trens e metrô, inclusive em parceria com recicladores, os quais se beneficiam da coleta do material limpo e triado.

 

 

Foto: Demonstração da Ecoloop durante a Plástico Brasil

 

 

 

Leia também:

 

Economia circular na cadeia do plástico

 

Novo aditivo combina efeitos para melhorar o desempenho de reciclados

 

 

#Ecoloop



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024