Uma das maiores fabricantes brasileiras de produtos para o mercado de construção civil, a Astra, anunciou a reorganização de suas plantas industriais na cidade de Jundiaí (SP), visando aumentar a eficiência de seus processos. Os investimentos, no total de R$ 50 milhões, envolvem a aquisição de equipamentos como injetoras, sopradoras, sistemas de automação e extrusoras para otimizar a fabricação de itens como assentos sanitários, caixas de descarga, sifões e engates.

 

Um dos principais movimentos é o remanejamento, que ocorre desde outubro, da produção das unidades dois e três, que passarão a operar 100% nas dependências da unidade seis (foto), todas localizadas em Jundiaí/SP. Com a reorganização, a unidade responderá por 60% de toda a produção da Astra.

 

 

 

Investimentos em maquinário, software e logística

 

Adriano Gomes, diretor industrial da Astra, explicou que "a desaceleração do ritmo da produção industrial da China devido aos efeitos da pandemia naquele país abriu oportunidades a todo o mercado mundial de construção civil. Por isso, é interessante que nós estejamos preparados para aperfeiçoarmos nossos processos produtivos de modo a garantir a competitividade global, ao mesmo tempo em que reforçamos nossa posição no mercado interno junto aos atacadistas, varejistas e profissionais que já conhecem e confiam em nosso trabalho. Projetamos aumentar nosso volume de negócios em 10% até o final deste ano”.

 

Segundo o diretor, as mudanças que estão sendo implementadas vão otimizar a logística, com a redução dos caminhões necessários para o transporte de produtos e insumos industriais. “A reestruturação foi feita em prol da redução de custos industriais da companhia como um todo, chegando, em alguns casos, a 15%. Além disso, teremos outros benefícios como a otimização do consumo de energia e menores emissões de CO2 na atmosfera”, complementou.

 

Além do maquinário para produção, dois novos softwares de administração industrial foram adquiridos e a expectativa é a de que estejam em pleno funcionamento até o final de 2022. Um deles será destinado ao controle de todos os lançamentos de produtos, fazendo com que o tempo entre o desenvolvimento e a chegada dos itens às lojas se torne até 30% mais ágil. O outro vem sendo estruturado para as áreas de Planejamento e Controle de Produção (PCP) e Suprimentos, com o objetivo de reduzir os estoques e garantir o menor número possível de perdas.

 

Contratações em Pernambuco

 

A reorganização da Astra também tem foco no mercado do Nordeste brasileiro, com a expansão da unidade da empresa localizada em Cabo de Santo Agostinho (PE). A planta, que já atende aos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, receberá novos equipamentos para aumentar sua produção e atender, também, aos estados do Ceará, Piauí e Maranhão a partir de 2023. A contratação de 50 novos colaboradores dará apoio à expansão.


 

Foto: Astra




 

Conteúdo relacionado:

 

Acordo em prol do setor de PVC

 

Conheça meios para economizar energia na indústria


 

#Astra



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024