A Associação Brasileira de Polímeros (ABPol) está lançando o Ciclo de Programas Interlaboratoriais 2022, que consiste em avaliações da qualidade dos ensaios realizados por laboratórios da indústria, de instituições de pesquisa e de agências reguladoras.

 

Para participar, empresas e instituições devem inscrever os seus equipamentos de ensaio no programa, de modo que eles possam ser avaliados por especialistas da ABPol. O objetivo dos PIs é garantir a exatidão dos equipamentos, assegurando assim a qualidade dos resultados obtidos e a interpretação dos mesmos, tanto no ambiente industrial como acadêmico.

 

A participação de laboratórios já acreditados pelo Inmetro é compulsória, e seu desempenho adequado é solicitado nas auditorias de renovação do escopo laboratorial. Porém, não somente para laboratórios acreditados, a participação nos PIs é importante para qualquer laboratório que utiliza seus equipamentos frequentemente, para as mais diversas aplicações.

 

Sigilo na avaliação

 

Os resultados individuais de cada laboratório/equipamento são totalmente sigilosos, servindo como indicativo do desempenho de um determinado equipamento perante os demais. Outra vantagem de participar dos PIs é que, para determinadas análises, as amostras utilizadas poderão servir como referência para averiguação do equipamento ao longo de um período.

 

A ABPol é pioneira no lançamento de programas interlaboratoriais no Brasil, a exemplo do que ocorreu com os PI de Espectroscopia no Infravermelho (FTIR), Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC), Resistência ao Impacto, Termogravimetria (TG) e Tempo de Indução Oxidativa (OIT). Esse pioneirismo é função de solicitações da Comunidade Brasileira de Polímeros.

 

O ciclo de dos programas interlaboratoriais deste ano contempla os seguintes ensaios:


 

 

O investimento por equipamento varia entre R$ 500 e R$ 1.200,00, havendo desconto de 10% sobre o valor total para empresas que participem com dois ou mais equipamentos.

 

A data limite para as inscrições de equipamentos é 11 de outubro. Mais informações podem ser obtidas aqui.


 

Imagem: Testalize.me / Unsplash


 

Conteúdo relacionado:

 

Prevenção de riscos em operações com injetoras

 

Nanocompósitos poliméricos, ciência e manufatura


 

#ABPol



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024