O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que realiza projeções mensais a respeito da operação do sistema elétrico no País, divulgou dados que sinalizam a possibilidade de redução do custo da energia este mês em várias regiões, favorecendo inclusive consumidores industriais.

 

O ONS é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do País, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO), com as projeções do órgão para a semana de três a nove de setembro, indicou que a Energia Natural Afluente (ENA) - a quantidade de água que chega em uma usina e que pode ser transformada em energia - deverá atingir, ao final do mês, índices superiores aos estimados anteriormente em pelos menos três subsistemas que abastecem regiões bastante industrializadas.

 

A análise do cenário atual indica que o subsistema Sudeste/Centro-Oeste fechará com 73% da Média de Longo Termo (MLT), o Sul registrará 130% da MLT e o Nordeste terá 69% da MLT. Para o subsistema Norte, a perspectiva é de estabilidade, com a manutenção de estimativa preliminar de 77%.


Menor custo, menor preço?

 

A boa notícia, porém, é que o Custo Marginal de Operação (CMO) terá uma redução de 26,3% em todo o País, saindo de R 50,19 MWh para R 36,98 MWh. Trata-se da quinta semana consecutiva em que o CMO deverá apresentar queda, permanecendo com os valores equalizados em todas as regiões. Espera-se que isso se reflita em redução das tarifas aos consumidores, o que já vinha ocorrendo em razão da suspensão da bandeira de escassez hídrica nas contas desde abril deste ano.

 

A projeção de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) para setembro foi de 69.355 MWmed, índice 1,9% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado. O subsistema Norte apresenta aumento da projeção de carga, com estimativa de alta de 5,4% (6.690 MWmed), cenário que vem se repetindo nas últimas semanas e segue relacionado, em parte, à retomada de demanda por consumidores livres.

Para o Sudeste/Centro-Oeste, a projeção é de redução de 2,2% (39.873 MWmed), entre setembro de 2021 e de 2022. Para o Sul, a expectativa é de redução de 0,2% (11.688 MWmed) e para o Nordeste a desaceleração estimada é de 6,4% (11.104 MWmed).


 

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) traz também a projeção de que os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste encerrarão o mês de setembro com 49,7% do volume. Com relação aos demais subsistemas, a estimativa para a região Sul é de 90,3% ao final de setembro. Para as regiões Norte e Nordeste, as projeções apontam para 78,5% e 69,1%, respectivamente.


 

O relatório completo pode ser acessado aqui.


 

Foto: Acervo CGT Eletrosul


 

Leia também:

 

Análise da eficiência energética de injetoras em operação sob carga parcial

 

Energia limpa para o processo de rotomoldagem


#ONS



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024