A Proquitec (Vargem Grande Paulista, SP) comercializa o Therpol, um material termoplástico desenvolvido a partir da borracha obtida da seringueira, que tem sido testado em várias aplicações, podendo atuar tanto como elastômero para a moldagem de artigos diversos, mas também como aditivo biomodificador capaz de recuperar as propriedades mecânicas dos plásticos reciclados.

 

Sidnei Nasser, pesquisador que desenvolveu o Therpol, informou que o material “é um termoplástico inovador e disruptivo, que pode ser moldado em máquinas injetoras convencionais para a fabricação de artigos de borracha como solados, alças de sandálias, autopeças, tapetes, componentes para o setor agrícola, entre outros”.

 

Como modificador, pode ser adicionado a termoplásticos como PP, PS, PEAD, PEBD, PA, PLA, PET, ABS e PMMA (acrílico), em proporções recomendadas a cada caso. Combinado com o PP, o material permite a substituição da poliamida 66 (PA 66) em aplicações para trabalho abaixo de 130°C. “Pela primeira vez foi possível trazer o uso da borracha de seringueira aos materiais plásticos, conferindo a eles propriedades como resistência ao impacto, elasticidade, flexibilidade, resistência a baixas temperaturas e toque emborrachado (grip)”, complementou Nasser. Durante a feira Interplast, realizada em Joinville (SC) no mês de abril último, foi demonstrado o desempenho de um filme stretch para paletização, um PELBD reciclado, cuja formulação recebeu adição do elastômero Therpol, o que permitiu alcançar um percentual de estiramento de 425%.

 

A moldagem do Therpol tem sido testada e validade por meio de uma parceria com a fornecedora de injetoras Tsong Cherng, que aposta no uso da matéria-prima renovável pelos processos de injeção, extrusão, rotomoldagem e termoformagem. O vídeo abaixo traz mais detalhes sobre o desenvolvimento e uso do Therpol:


 

 



 

A biotecnologia empregada no desenvolvimento do Therpol é objeto de patente no Brasil, Estados Unidos, Europa, Colômbia, Taiwan, Índia, Coreia do Sul e China.

 

Foto:Therpol


 

Conteúdo relacionado:

 

Consórcio de pesquisa sobre bioplásticos relata resultados

 

A caminho do PET de origem renovável


 

#Therpol

 



Mais Notícias PI



Fabricante sueca de bioplásticos vai expandir presença mundial

Um novo aporte de recursos financeiros vai custear a atuação da Gaia Biomaterials em novos mercados, incluindo as Américas.

09/04/2024


Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

04/04/2024


Resíduos orgânicos são transformados em filamentos para impressão 3D

O projeto europeu BARBARA foi desenvolvido para valorizar resíduos da indústria agroalimentar. O primeiro passo foi transformá-los em filamentos para manufatura aditiva.

27/02/2024