O Instituto de Tecnologia del Plástico (Aimplas) foi recém-autorizado pela Entidad Nacional de Acreditación (ENAC, Espanha) a ampliar seu escopo de acreditação para a norma UNE 53928:2020 em plásticos. Agora, o instituto poderá certificar utensílios denominados como "louças plásticas" para uso alimentar, destacando assim a reutilização dos utensílios de mesa testados em substituição a produtos descartáveis.

 

De acordo com informativo do instituto divulgado à imprensa, esta norma regulamenta a rotulagem do produto que indica o número mínimo de ciclos de lavagem que ele pode suportar, destacando assim a reutilização dos utensílios de mesa testados. O objetivo desta norma seria responder à diretiva da União Europeia sobre a redução do impacto de determinados produtos plásticos no meio ambiente, que apoia a redução da geração de resíduos e do seu impacto ambiental, bem como a mudança de louças descartáveis para itens reutilizáveis como forma de promover uma economia circular no setor de plásticos.

 

Por meio da realização de testes credenciados os fabricantes desses itens poderão identificar seus produtos como reutilizáveis e indicar o número de ciclos de lavagem que esses produtos podem suportar. A norma estipula que o fabricante é responsável por determinar o número de ciclos que um produto pode suportar com sucesso, mas deve ter em mente que um item deve ser capaz de suportar, pelo menos, cinco ciclos de lavagem para ser considerado reutilizável.

 

De acordo com a norma, é importante que o teste não falhe em nenhum critério de inspeção. Após os testes de resistência à lavagem, a norma recomenda ainda a repetição dos testes de migração para verificar se os limites de compostos liberados são atendidos conforme estabelecido em outras regulamentações, sobre diferentes matérias-primas e objetos plásticos destinados ao contato com alimentos.

 

Foto: Aimplas



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024