Artigos Técnicos




Reciclagem de materiais complexos, um desafio a ser vencido com pesquisa

Para recuperar sobras de processo não são necessários muito mais que moinhos e uma extrusora para reprocessamento e obtenção dos grânulos. Porém, existem materiais pós-consumo que desafiam a capacidade dos recicladores, exigindo o desenvolvimento de procedimentos especiais de separação, estudos de viabilidade e aplicação do material recuperado, o que demanda disposição para a pesquisa. Veja como algumas empresas estão tendo sucesso nesse tipo de negócio, contribuindo ainda para a preservação do meio ambiente.

27/04/2019



Como melhorar o controle do aquecimento de áreas específicas em moldes de injeção

O aquecimento por indução é um dos métodos mais rápidos e eficientes de aquecimento para uso na moldagem por injeção quando se faz necessário controlar a temperatura do molde. Contudo, mesmo esse método possui grande potencial de aumento da eficiência. Pode-se poupar valiosos tempos de ciclo com o uso do controle de temperatura e do aquecimento em áreas bem definidas do molde.

26/04/2019



Tratamento de plásticos reciclados permite remoção de odores

Os grânulos poliméricos reciclados obtidos a partir de materiais de origem pós-consumo liberam substâncias altamente voláteis durante a sua extrusão. Para adequá-los a uma variedade de aplicações finais, foi desenvolvido um processo posterior de limpeza termofísica que remove as substâncias com alto peso molecular e forte odor.

18/04/2019



Agentes à base de argila melhoram as propriedades superficiais de plásticos

A suscetibilidade a danos superficiais limita algumas potenciais aplicações de resinas termoplásticas. Este é um dos motivos que levam muitos transformadores a procurar abordagens que consistam na proteção das faces de produtos plásticos como, por exemplo, a combinação de polímeros com aditivos à base de argila modificada.

14/02/2019



Reciclagem cooperativa, um novo modelo de negócio

A viabilidade econômica da reciclagem de rejeitos provenientes da fabricação de peças em plásticos de engenharia constitui um problema para os transformadores devido às pequenas quantidades envolvidas, bem como às poucas possibilidades de aplicação. Já a reciclagem cooperativa constitui uma abordagem promissora, cuja implementação é tratada neste estudo.

07/02/2019



Como melhorar a qualidade dos plásticos reciclados

Atualmente os aditivos para melhorar o desempenho de plásticos reciclados já são produtos consolidados e permanentemente oferecidos no catálogo de muitas empresas. Desde que sejam corretamente especificados, agentes estabilizantes, compatibilizantes e reativos fazem com que as resinas recicladas alcancem um nível de propriedades comparável ao de materiais virgens.

07/02/2019



Agentes adequados melhoram a qualidade de materiais reciclados

Com o uso dos aditivos corretos, tais como agentes estabilizantes, compatibilizantes e agentes reativos, os materiais reciclados podem atingir um nível de propriedades que os capacita a competir com resinas virgens.

15/05/2017



Poliolefinas expandidas produzidas a partir de matérias-primas secundárias

Placas de espuma feitas com polipropileno (PP) ou polietileno (PE) expandido podem apresentar alta qualidade mesmo com teor de 50% de material regranulado. Isso foi demonstrado recentemente pelo estudo descrito neste artigo.

10/01/2017



Uso de termoplásticos na moldagem de componentes para luminárias LED

Apesar da baixa condutividade térmica das resinas termoplásticas, elas podem concorrer com materiais metálicos na fabricação de dissipadores de calor para luminárias que usam diodos emissores de luz (LED). A incorporação de cargas adequadas, configurações flexíveis e métodos de produção eficazes contribuem para ampliar a sua eficiência.

10/12/2017



Sistemas de diagnóstico nos moldes de injeção permitem monitorar processos

O projeto da futura “Indústria 4.0” prevê que as máquinas usadas na produção estejam plenamente conectadas às redes digitais, bem como os processos a elas associados. O objetivo principal é a otimização eficiente de processos e o uso racional dos recursos, alocação dos equipamentos necessários e o planejamento dos intervalos entre manutenções. Para atender a esses requisitos é necessário desenvolver novos conceitos para as injetoras e seus moldes. Sua implantação prática significa a “informatização” dos moldes de injeção dentro do contexto da “Fabricação de Moldes 4.0”.

13/03/2018



Reciclagem de materiais complexos, um desafio a ser vencido com pesquisa

Para recuperar sobras de processo não são necessários muito mais que moinhos e uma extrusora para reprocessamento e obtenção dos grânulos. Porém, existem materiais pós-consumo que desafiam a capacidade dos recicladores, exigindo o desenvolvimento de procedimentos especiais de separação, estudos de viabilidade e aplicação do material recuperado, o que demanda disposição para a pesquisa. Veja como algumas empresas estão tendo sucesso nesse tipo de negócio, contribuindo ainda para a preservação do meio ambiente.

13/03/2018



Como os plásticos tornam viáveis os projetos de usinas fotovoltaicas flutuantes

A disseminação das usinas fotovoltaicas instaladas na superfície aquática tem criado oportunidades para os fornecedores de polímeros e aditivos, imprescindíveis à fabricação dos flutuadores em que são ancoradas as placas fotovoltaicas. Os processos de rotomoldagem e de extrusão-sopro são os escolhidos para a fabricação desses componentes, normalmente moldados com diferentes graus de polietileno.

15/10/2017



Como o setor de plásticos se situa no contexto da indústria 4.0

Por trás dos esforços da indústria em se reinventar e se modernizar há um consumidor mais exigente, que demanda produtos de melhor qualidade, personalizados e a preços competitivos. É por ele que se dá toda a corrida pela modernização de instalações produtivas a que se convencionou neste momento chamar de “indústria 4.0”, uma direção para a qual os transformadores de plásticos também estão caminhando mais rapidamente do que se supõe.

13/03/2018



Tubos feitos de PA 12, uma alternativa para o transporte de hidrocarbonetos

Como os tubos podem evoluir rumo a diâmetros cada vez maiores, visando a substituição de dutos feitos de outros materiais? Para responder a essa questão é necessário considerar toda a cadeia de processos e os transformadores de plásticos precisam desenvolver conhecimento especializado sobre a aplicação final se desejarem fabricar produtos adequados.

16/11/2017



Laminados flexíveis com malha metálica dão origem a telas sensíveis ao toque

Modernos dispositivos domésticos e para comunicação, ou mesmo aplicações automotivas, cada vez mais são controlados por meio de telas capacitivas sensíveis ao toque ou superfícies de comutação sensíveis ao contato. Um novo conceito, usando filmes de plástico transparentes e com alta condutividade elétrica, está permitindo o surgimento de numerosos produtos inteligentes.

16/11/2017



Enterramento de fios e cabos pode ampliar a demanda por resinas e aditivos

Anunciada recentemente, a substituição da fiação aérea pela subterrânea para transmissão de energia e de dados na cidade de São Paulo poderá dar mais impulso à indústria de fios e cabos, e por conseguinte, a toda a cadeia envolvida na sua fabricação.

26/10/2017



Como tirar proveito de propriedades inerentes a cada tipo de plástico

Os materiais reagem de maneira automática e análoga a estímulos do ambiente como, por exemplo, calor, pressão, umidade ou campos magnéticos. Os projetistas podem aproveitar esses efeitos para construir prédios no futuro com funcionalidade similar à da natureza e criar componentes com funções otimizadas, consumindo menos material e energia. Numerosos projetos estão investigando o potencial oferecido pelas estruturas sensóricas e adaptativas feitas de plástico.

26/10/2017



Sensores no interior do molde monitoram o processo de injeção

Não há uma solução universal para garantir a qualidade na moldagem por injeção. Conforme a aplicação, condições e objetivos em questão, há diversas opções disponíveis para se monitorar o processo e conduzir seu controle dentro e fora de linha, usando sensores de pressão na cavidade ou de temperatura nas paredes do molde...

2016/09/25



Fibra aumenta a resistência de filmes em dobradiças plásticas

Dobradiças feitas com filme mantêm-se funcionais sob altas solicitações de flexão aplicadas simultaneamente a forças de tração relativamente baixas. Um novo conceito desse tipo de componente, recentemente desenvolvido, feito com fibras, suporta essas solicitações combinadas e pode servir para a fabricação de articulações com alto desempenho.

2016/09/25



Furação profunda, uma alternativa para a moldagem de plásticos de engenharia

A furação de resinas termoplásticas com broca-canhão é tema de pesquisas que vêm sendo atualmente desenvolvidas no Instituto para Fabricação por Usinagem da Universidade Técnica de Dortmund, na Alemanha. As baixas temperaturas de fusão e de degradação desses materiais são compensadas durant e a furação profunda pelo uso de lubrificação por inundação...

2017/08/21



Os plásticos empregados na tecnologia LED

O mercado de iluminação está passando por uma revolução. As fontes de luz convencionais estão sendo gradativamente retiradas de circulação pela indústria de lâmpadas. Graças à sua maior eficiência energética e, simultaneamente, à vida útil mais longa, o futuro agora pertence aos LEDs (light emitting diodes ou diodos emissores de luz)...

2017/08/20



Influência do teor de cera na produção de filmes tubulares de PEBD

O PEBD (polietileno de baixa densidade) utilizado para a produção de filmes tubulares é um material amplamente empregado na indústria de embalagens flexíveis. Ele apresenta propriedades reológicas únicas em comparação aos PE’s lineares e os de alta densidade...

2017/07/29



Inovações que fazem a transformação avançar

Construção leve, lotes pequenos e integração crescente com funções eletrônicas as tendências gerais da indústria se refletem também no segmento da moldagem por injeção, em que os desenvolvimentos ocorridos nos últimos anos revelam soluções notáveis para os mais diferentes impasses...

2017/07/30



Rebitagem por ultrassom, uma alternativa para a junção de materiais diferentes

Uma nova variante do processo de rebitagem por meio de ultrassom para unir plásticos e materiais de tipos diferentes utiliza um rebite oco que forma um botão com união positiva...

2017/06/28



Agentes adequados melhoram a qualidade de materiais reciclados

Com o uso dos aditivos corretos, tais como agentes estabilizantes, compatibilizantes e agentes reativos, os materiais reciclados podem atingir um nível de propriedades que os capacita a competir com resinas virgens.

2017/06/28



Cálculo das propriedades de barreira em garrafas PET

As garrafas de poli(tereftalato de etileno) (PET) estão prevalecendo sobre as feitas de vidro no caso do envase de produtos sensíveis ao oxigênio, os quais exigem altas propriedades de barreira. Essa tendência vem sendo notada nas prateleiras dos supermercados, particularmente no segmento de sucos de fruta...

2017/06/27



Uma análise do potencial de redução de custos associado às embalagens plásticas para alimentos

As embalagens de plástico para gêneros alimentícios precisam apresentar custos aceitáveis para a indústria e também garantir a proteção efetiva de seu conteúdo. Os resultados de um estudo de mercado mostraram quais fatores de influência são significativos nesta aplicação.

2017/05/25



Como a pressão influencia o escoamento da resina fundida

Para que se possa manufaturar peças com altos valores da razão entre trajeto de fluxo e espessuras de parede é necessário que o fabricante da injetora eleve os valores disponíveis de pressão de injeção...

2017/05/24



Causas, influências e soluções para as linhas de fluxo

Linhas de fluxo em peças termoformadas surgem a partir de “restrições” localizadas nos semiprodutos aquecidos antes de sua conformação. As causas desse problema são múltiplas. De forma geral, as linhas de fluxo influenciam negativamente as propriedades da peça termoformada – contudo, elas são úteis no caso específico dos fechos de pressão.

2017/05/21



Dióxido de titânio aumenta ação antimicrobiana em compostos plásticos

Compostos plásticos contendo dióxido de titânio (TiO2) podem minimizar o risco de infecções. A ação 2antimicrobiana desse aditivo se baseia na fotocatálise e é iniciada pelos componentes de radiação ultravioleta presentes na luz...

2017/05/13



Estudo compara aço e alumínio na fabricação de ferramental de injeção

Muitos especialistas acham que, na fabricação de moldes para injeção, o alumínio está associado tanto à curta vida útil quanto a altos níveis de desgaste. Contudo, em alguns casos esse material oferece enorme potencial em relação aos aços-ferramenta convencionais...

2017/05/12



Considerações sobre o uso de corantes líquidos

Os corantes líquidos passam atualmente por um renascimento. Eles são particularmente requeridos na coloração direta de produtos plásticos transparentes. Em comparação com os masterbatches coloridos convencionais, sistemas de corantes líquidos fornecidos com equipamentos de dosagem e programa computacional supervisório permitem uma economia de custos no processo de transformação da ordem de 10 a 40%.

2017/05/11



Sucata eletrônica, um desafio para os recicladores de plásticos

Carcaças, coberturas e outros componentes usados em produtos de informática têm sido fabricados predominantemente com resinas petroquímicas virgens contendo agentes antichama. No entanto, a promulgação de diretrizes mais severas sobre o destino da sucata eletrônica, especialmente em países europeus, está fazendo com que a indústria se ocupe da reciclagem e reuso desses materiais na própria fabricação de eletrônicos.

2017/03/29



Até que ponto os bioplásticos são convenientes do ponto de vista ecológico?

As empresas que atendem à demanda por bens de consumo intenso requerem quantidades crescentes de material. Ao mesmo tempo, a conscientização ambiental está cada vez maior. Surge neste contexto uma pergunta

2017/03/26



Avaliação energética do processo de injeção por meio de assinaturas duais

A eficiência energética está ganhando importância crescente para as empresas. Os procedimentos necessários para tornar visível o desperdício de energia e revelar os potenciais para sua economia precisam ser métodos adequados para uso rotineiro.

2017/03/25



Cavidade de ABS é avaliada na injeção de termoplásticos

A fabricação de produtos termoplásticos cresce a cada ano e o seu tempo de introdução no mercado é cada vez menor. Visto isso, a busca pela melhoria de processos para reduzir o tempo de fabricação é de grande importância para as indústrias desse ramo.

2017/02/25



Análise do desempenho do PEAD reciclado proveniente de borras de purga

A partir da realização de ensaios físicos, ópticos, térmicos, mecânicos e reológicos foram obtidos meios para analisar e avaliar as propriedades do polietileno de alta densidade (PEAD) proveniente de borras plásticas geradas durante o procedimento de purga da unidade de injeção de máquinas e compará-los aos resultados obtidos para o PEAD virgem (PEADv.) submetido às mesmas condições e ensaios.

2017/02/24



Otimização de espessuras de parede reduz a distorção em peças moldadas por injeção

A distorção de peças moldadas por injeção é um problema onipresente em seu desenvolvimento. Um novo conceito de otimização automática de espessuras de parede ajuda a diminuir o número de iterações, reduzindo o tempo e os custos associados ao cálculo.

2017/02/24



K 2016, o conceito de indústria 4.0 chega ao setor de plásticos

A última edição da feira K, realizada no final de outubro, em Dusseldorf (Alemanha), bateu recordes de público, segundo dados da organização e conforme a percepção de muitos visitantes...

2016/12/23



Como a temperatura influencia a distribuição de espessura de filmes

Os efeitos térmicos no pré-distribuidor da matriz com mandril espiral promovem uma disposição irregular de espessura nos filmes. Por meio de simulações integrativas é possível analisar a influência da temperatura sobre a evolução da vazão proveniente dos pré-distribuidores, permitindo a seleção de contramedidas que promovam a homogeneização desta etapa de processamento.

2016/12/23



Novos campos de aplicação para os materiais com evolução controlada de propriedades

Foi desenvolvido no Centro de Plásticos do Sul da Alemanha (Süddeutsches KunststoffZentrum, S.K.Z.), em Würzburg, um processo contínuo para fabricação de perfis com seção redonda, os quais apresentam uma transição radial fluida entre dois materiais através da seção transversal. Essa característica abre múltiplas possibilidades para combinações de propriedades oportunas em novos campos de aplicação.

2016/11/25



Controle de temperatura e tratamento com plasma elevam a resistência da união entre materiais diferentes

A resistência insuficiente das uniões em peças compostas por múltiplos componentes com altos requisitos funcionais acarreta custos de desenvolvimento ou taxas de rejeição desnecessariamente altos que podem representar um ônus financeiro para as empresas...

2016/11/24



Pigmentos metálicos e perolizados destacam o design de embalagens

A efetividade dos pigmentos com efeitos especiais é frequentemente subestimada. Eles possuem efeito duradouro sobre as decisões do consumidor, caso sejam utilizados adequadamente. Os fabricantes que detêm marcas de renome tiram proveito desse fato nos pontos de venda.

2016/10/26