Pigmentos metálicos e perolizados destacam o design de embalagens


A efetividade dos pigmentos com efeitos especiais é frequentemente subestimada. Eles possuem efeito duradouro sobre as decisões do consumidor, caso sejam utilizados adequadamente. Os fabricantes que detêm marcas de renome tiram proveito desse fato nos pontos de venda.


Dietmar Mäder

Data: 26/10/2016

Edição: PI Outubro 2016 - Ano - 19 No 218

Compartilhe:

Fig. 1 Os pigmentos perolizados são notavelmente versáteis graças a sua profundidade especial de cor

Quando a maioria das pessoas ouve a palavra "cor", provavelmente pensa na sua favorita. A segunda coisa que vem à mente é vestuário e moda. O estilo de vida passa por mudanças constantes e isso inclui alterações na percepção das cores. Mesmo o mobiliário e dispositivos culinários seguem esses desenvolvimentos que, nos últimos tempos, envolvem todos os bens de consumo. Desde grandes itens como, por exemplo, automóveis, até pequenos, tais como frascos para cosméticos ou outros tipos de embalagem, tudo está orientado conforme essa tendência particular. Isso leva à questão sobre quem realmente estabelece as tendências de modas e cores: é o consumidor, pelo seu comportamento ao efetuar compras? São eles que criam essas tendências? Ou são as empresas que fornecem cores de acordo com as tendências impostas por designers dentro de um certo período de tempo?

A questão se refere não apenas às embalagens. Aqui também fica evidente que os tempos estão mudando. Enquanto as embalagens são usadas principalmente com o objetivo de proteger o conteúdo de influências externas ou mantêlo fresco durante mais tempo, atualmente elas também estão se tornando multifuncionais. Além de suas tarefas originais, elas também servem como um “vendedor silencioso”, sem discurso, mas com notável eficiência. A embalagem se tornou um dos componentes principais da identidade de uma marca. Ela possui um papel importante na decisão de compra dos consumidores.

A embalagem é o meio de comunicação que dá às marcas uma identidade pessoal. É por meio dele que a marca faz contato com o consumidor. Pesquisas têm mostrado que cerca de dois terços dos consumidores tomam sua decisão de compra com base na embalagem, e o design frequentemente aparece como fator decisivo.

Uma interação entre cores cuidadosamente elaborada é de extrema importância neste contexto. Se devidamente orientadas, as cores podem amplificar as emoções específicas do consumidor. Elas tornam a embalagem mais do que uma ferramenta de design e servem para comunicar, ver, sentir, desejar. Supostamente a embalagem desperta essa necessidade no consumidor e não apenas com a ajuda de cores.

Valor futuro

Atualmente existem muitas cores e, dependendo da região e de sua cultura, elas dão origem a diferentes associações. As emoções que elas despertam nos consumidores variam. Tudo isso é amplamente conhecido, pesquisado e aplicado de forma correspondente. Contudo, atribui-se uma atenção notavelmente menor ao potencial encontrado no uso dos pigmentos com efeito. Eles podem expandir, de forma marcante, qualquer espaço colorido por meio da criação de acentuações e nuances. Desta forma eles acrescentam um novo e interessante potencial ao design das embalagens.

Estas considerações levam à questão sobre como as empresas com marcas de renome e designers podem utilizar o potencial dos inovadores pigmentos com efeitos nas embalagens para estimular o senso dos consumidores, apelar para suas emoções e, em última análise, motivá-los a comprar. Isto requer uma interpretação das atuais tendências de cores, as quais, ativadas pelas rápidas mudanças no mundo da moda, afetam muitos bens de consumo. As companhias com marcas famosas que implementam essas tendências de forma rápida e eficiente em embalagens plásticas atraentes conseguem um importante poder de diferenciação. Em resumo: elas estão um passo à frente.

Novas cores são uma alternativa econômica para uma nova marca ou aparência de um produto sem alterar a embalagem ou mesmo o conteúdo. Isto tem efeito imediato no ponto de venda.

As características especiais dos pigmentos com efeitos serão apresentadas a seguir para que se possa fazer uso das possibilidades e do potencial dos efeitos coloridos.

Três tipos de pigmentos

Geralmente pode-se dividir os pigmentos em três tipos: de absorção, metálicos e perolizados.

Fig. 2 Em comparação com os pigmentos perolizados convencionais, os pigmentos Luxan geram um brilho único (à esquerda). Graças a sua tecnologia inovadora, eles criam uma cintilância especialmente "profunda"

Pigmentos de absorção são coloridos, orgânicos ou inorgânicos, que absorvem comprimentos de onda particulares da luz incidente e refletem o resto do espectro. Graças ao seu formato e absorção de luz, eles apresentam apenas um tom de cor em todas as direções de visão. Eles não induzem um brilho específico.

Os pigmentos metálicos e perolizados constituem o grupo de pigmentos com efeito. Eles são caracterizados pelo fato de terem seu brilho e impressão colorida alterados conforme o ângulo de visão. O efeito óptico não é resultado da absorção de comprimentos de onda particulares, mas sim da reflexão e/ou interferência. Os pigmentos com efeito exibem um sutil jogo de cores dependendo do ângulo de visão e da iluminação.

Pigmentos com efeito metálico jogam com as cores

Os pigmentos com efeito metálico consistem em partículas minúsculas de metal. Sua principal característica é o brilho metálico que cria efeitos de espelho ou cromado, possibilitando uma interação intensa de brilho e escuridão. Estas impressões visuais são resumidas pela expressão “brilho metálico”.

O fascinante efeito percebido pelo olho humano ao observar aplicações usando pigmentos com efeito metálico é uma combinação da reflexão direcional e espalhamento da luz. A luz incidente é refletida pelas superfícies do pigmento e espalhada por suas bordas e/ou superfícies irregulares. Os pigmentos com efeito metálico são brilhantes, sempre refletem a radiação da luz em alto grau e quando ocorre pouco espalhamento e/ou absorção da luz.

Estas propriedades, e também o trajeto desde a luz até a escuridão quando há grande diferença em relação ao ângulo de brilho, tornam os pigmentos com efeito metálico tão exclusivos. O assim chamado efeito “flip-flop” é sua característica óptica mais marcante. A reflexão da luz propriamente dita depende do tamanho e formato das partículas, bem como da morfologia de sua superfície.

O brilho dos pigmentos com efeito metálico aumenta em virtude do tamanho da partícula e do acabamento das superfícies do pigmento, bem como uma distribuição mais estreita dos tamanhos de partícula. Quando os pigmentos são muito finos, e apresentam formato não uniforme, eles desviam o tom de cor rumo ao cinza, o que é frequentemente percebido como um “cinza sujo”.

Os pigmentos brilhantes muito finos, com brilho metálico de alto grau, impõem desafios constantes à indústria dos pigmentos com efeito. O polimento das superfícies pigmentadas pode intensificar a aparência metálica. Uma distribuição de tamanhos de partícula definida e estrei-ta também é uma forma de conseguir um alto grau de brilho. Isto pode ser obtido por meio de peneiramento especial das matérias-primas e da classificação intensiva do pigmento. Os efeitos de espalhamento nas bordas podem ser minimizados com o uso de partículas de pigmento apresentando configuração e formato de “dólar de prata”. Esta geometria orbicular das partículas exibe uma ótima razão entre ampla superfície (reflexão) e pequena circunferência ou comprimento da borda curta (espalhamento).

Os pigmentos com efeito metálico contendo partículas grosseiras, cujo tamanho médio é maior do que 25 mícrons, são classificados como sendo dos tipos cintilante ou brilhante. Sob luz incidente o olho humano pode perceber pigmentos individuais deste tipo. Por outro lado, pigmentos finos com baixos valores médios de tamanho de partícula (15 mícrons) oferecem excelente opacidade.

Pigmentos com efeito metálico geralmente são fabricados com alumínio ou ligas cobre-zinco. Os pigmentos com efeito metálico à base de latão são geralmente chamados de bronze dourado, uma vez que assumem essa cor. A variedade de tons de cores de cobre e latão pode ser expandida por meio da assim chamada coloração por chama.

Pigmentos perolizados criam cores brilhantes

Fig. 3 A cor negra nem sempre é negra: podem ser criados vários tons de cor, variando desde o verde (à esquerda) até o vermelho (no centro) ou azul (à direita) em plásticos escuros usando os pigmentos coloridos Luxan

Os pigmentos perolizados proporcionam efeitos coloridos que impressionam por meio da refração da luz e pela alta capacidade refletiva. É por esse motivo que eles são frequentemente chamados de pigmentos brilhantes. A natureza serviu de modelo para seu desenvolvimento. Eles imitam o efeito iridescente e o brilho suave que aparece sobre a superfície de uma pérola ou madrepérola.

Partículas em forma de plaquetas ou flocos filigranados constituem a base desses pigmentos como, por exemplo, a mica natural, que é revestida com óxidos metálicos com alto índice de refração, tais como óxidos de titânio e ferro (III). A luz branca incidente é refletida sobre as interfaces superiores e inferiores, de forma que amplifica ou extingue os raios de luz refletivos. A reflexão seletiva da luz, a assim chamada interferência, é o fenômeno envolvido aqui.

A cor dos pigmentos perolizados depende da espessura de seu revestimento de óxido de metal. As cores geradas por interferência são visíveis de forma distinta somente no ângulo de brilho. Este efeito também depende de quais combinações com outros pigmentos coloridos estão sendo usadas. Flocos mais finos de pigmentos com efeito criam um brilho sedoso e iridescente com boa opacidade; pigmentos mais grosseiros proporcionam efeitos marcantes de refulgência e cintilância, juntamente com forte brilho.

Os pigmentos perolizados à base de substrato de mica sintética exibem profundidade máxima de cor e intenso efeito de brilho. Eles excedem seu modelo original, os pigmentos à base de mica natural. Isto é especialmente verdadeiro no caso dos pigmentos perolizados desenvolvidos pela Eckart GmbH, com sede em Hartenstein, Alemanha. Seu brilho e intensidade de cor se baseiam numa tecnologia especial de revestimento. Portanto, estes pigmentos são adequados não apenas para tons sedosos de madrepérola, como também são excepcionais para tons plenos intensos, conforme mostrado na figura 1.

Pigmentos à base de vidro: o brilho que vem do fundo

Cores espetaculares e extravagantes, juntamente com efeitos brilhantes, podem ser conseguidos usando substratos uniformes e planos, tais como o vidro. Estes flocos uniformes e suaves são revestidos com óxidos de metal apresentando alta refração, os quais refletem a luz em cores de interferência excepcionalmente puras.

Além de sua estreita distribuição de tamanhos de partícula, seu diferencial se baseia na sua qualidade superficial, a qual se expressa pela homogeneidade e espessura uniforme de substrato desta classe de pigmentos. A transparência excepcional dos pigmentos com efeito à base de vidro proporciona enorme potencial para as empresas com marcas famosas e designs em termos de estilo de embalagens. Como ocorre num diamante cortado, estes pigmentos criam reflexão tridimensional de luz, juntamente com brilho e luminosidade. Estes efeitos assumem grau máximo em objetos curvos com contornos nítidos. Mesmo sob luz suave, esses pigmentos desenvolvem um atraente gradiente de cores. Em plásticos transparentes surge a impressão de que sua luminosidade vem do fundo. Devido ao alto croma ou intensidade de cor desta classe de produtos, o efeito cintilante pode ser conseguido mesmo sob baixos teores de pigmentos (figura 2).

Novos tons de negro

Falando de forma estrita, o negro não é uma cor, mas ele vem exercendo um papel cada vez mais importante na combinação e design de cores. Por um lado, ele pode ser combinado com quase todas as outras cores. Por si só, a cor negra é considerada como sendo atemporal, clássica e nobre ou, de forma mais simples, cheia de estilo.

Pigmentos brilhantes à base de vidro, com suas facetas coloridas brilhantes e cintilantes, podem proporcionar inúmeras nuances de cor para as embalagens de plástico com cor negra. Este efeito pode ser desenvolvido de forma adequada no caso de embalagens para cosméticos e produtos para cuidados pessoais. Ele enfatiza o caráter especial do produto.

Por um lado, um efeito luminoso extremamente intenso e brilhante pode ser obtido a partir das superfícies com acabamento espelhado dos substratos de vidro. Por outro, a cor escura reduz a porção de luz refletida ou espalhada. O resultado são novos tons não usuais de cores, combinados com interessantes efeitos de cintilância (figura 3).

Fig. 4 Várias facetas de transparência podem ser conseguidas com os pigmentos com efeito à base de vidro: os pigmentos Platalux criam um aspecto de cintilância translúcida (à esquerda) e os pigmentos Luxan criam efeitos brilhantes (centro). Para comparação, um plástico sem pigmentos com efeito (à direita)

Nos casos em que se encontra envolvida uma cor escura ou baseada no negro, ou um fundo (por exemplo, coextrusão), a maior parte da luz transmitida é amplamente ou mesmo inteiramente absorvida. A cor visível é determinada principalmente pela reflexão, a qual é função do ângulo dos pigmentos com efeito à base de vidro. Dessa forma pode ser conseguido um efeito espetacular de “flip-flop” de cor negra, confundindo a atual fronteira entre o negro e as cores.

Pigmentos à base de vidro desenvolvidos sob medida, mesmo em pequenas quantidades, possibilitam efeitos extravagantes no acabamento de produtos plásticos, oferecendo estilos únicos de design. Entre essas possibilidades encontram-se, por exemplo, os produtos Luxan da empresa Eckart. Estes pigmentos quase incolores criam um efeito de cintilância particularmente impressionante num fundo escuro. Esses efeitos também podem ser criados com plásticos coloridos de forma opaca, expandindo assim o seu potencial para estilos não usuais.

Transparência para a elegância de garrafas claras

Fig. 5 Os efeitos ópticos do tipo metálico ou de aço são adequados para plásticos flexíveis de alta qualidade

As embalagens transparentes estão se tornando cada vez mais populares. Esta nova tendência combina duas necessidades diferentes: o desejo do cliente de olhar imediatamente o produto e a alegação da indústria de que sua embalagem é limpa e higienicamente segura para transporte. Se a embalagem transparente também for colorida, ela também lembra alguma pedra preciosa, proporcionando uma impressão de elegância.

A nova geração de pigmentos com efeito possui opções interessantes para oferecer a essas aplicações. Em plásticos incolores e transparentes eles geram um forte e profundo efeito cintilante, graças a seu fraco poder corante, juntamente com uma rica cor de interferência. A despeito da “falta” de cor, não há motivo para dispensar seu valioso efeito cintilante. Com o uso de elementos plásticos transparentes, o produto e sua embalagem podem quase se fundir um ao outro, especialmente quando suas cores combinam entre si. De forma geral, quanto mais transparente for o plástico, maior será o efeito do brilho. Isto se aplica a pigmentos brilhantes e de efeito metálico (figura 4).

Por outro lado, pigmentos semitransparentes perolizados ou de interferência influenciam a transparência e a cor inerente das peças plásticas coloridas. Portanto, eles são ideais para aplicações translúcidas e podem ser combinados com várias cores simples.

Mágica metálica

O que causa a fascinação que o ouro e a prata, enfim, todos os metais, inspiram nas pessoas? Olhando nos livros de história pode-se constatar que os metais raros e, portanto, preciosos, eram reservados aos líderes como imperadores, reis e príncipes. E até hoje continua-se a associar exclusividade e luxo a essas cores.

Se alguém deseja transferir a aparência única dos metais aos materiais não-metálicos é necessário utilizar especialmente pigmentos com efeito metálico concebidos sob medida. São particularmente adequados para esta aplicação os pigmentos com efeito metálico de alto desempenho à base de alumínio. Os assim chamados de “dólar de prata” são particularmente adequados para tais aplicações, uma vez que eles combinam forte cintilância com boa estabilidade durante o processamento dos plásticos. Eles podem ser utilizados em resinas para proporcionar aparência comparável às tintas com tons prateados metálicos na área automotiva, por exemplo.

O design com aparência metálica não requer floreados. Ao invés disso, ele se apoia em objetividade e claridade para convencer os compradores. Ele também apela aos compradores interessados em tecnologia. Superfícies com aspecto metálico dão a impressão de alto valor e abrem novos mercados para a indústria de plásticos no campo automotivo, em utilidades domésticas e em bens de consumo em geral.

O efeito metálico apresenta melhor desempenho se os pigmentos em flocos forem molhados, dispersos de forma otimizada e orientados paralelamente à superfície. É por esse motivo que superfícies de plástico com aparência valiosa e metálica constituem aplicações particularmente sofisticadas (figura 5). Apenas os pigmentos mais brilhantes são adequados para obter aparência metálica ou de aço. Por exemplo, finos pigmentos de alumínio com geometria do tipo “dólar de prata” possuem essa excelente característica óptica, cuja aparência é muito similar à de superfícies metálicas ou de aço.

Produtos especiais combinam as propriedades dos pigmentos perolizados com os efeitos ópticos e flip-flop dos pigmentos com efeito metálico. Estes novos pigmentos com efeito (Symic Opaque Silver) proporcionam um aspecto aveludado e cintilante a aplicações decorativas. Eles podem ser usados para imitar superfícies de pátina prateada ou as características ópticas do alumínio anodizado.

Cores metálicas

É recomendado o uso exclusivo de pigmentos e corantes coloridos transparentes quando se desejam cores metálicas. A maioria dos pigmentos orgânicos atende a esse requisito. O uso de pigmentos coloridos fortemente opacos deve ser evitado, uma vez que qualquer efeito de espalhamento de luz tende a degradar ou até mesmo desaparecer com o brilho metálico.

Efeitos prateados e cromados continuaram a apresentar um excitante potencial para artigos feitos de plástico que precisam obter uma aparência de alto valor. Isto é aparente, entre outras aplicações, no campo automotivo, onde mais e mais peças coloridas em massa com pigmentos metálicos estão sendo usadas, por exemplo, para maçanetas de portas ou peças para enfeite.

Do bronze ao cobre e vermelho

Para conseguir uma atmosfera aconchegante no interior de um cômodo é necessário usar efeitos metálicos com cores quentes. O aspecto brilhante de metais preciosos, tais como ouro ou cobre, pode ser conseguido por meio de pigmentos de bronze dourado. Eles abrangem uma ampla variedade de nuances de dourado e de cobre. Altas temperaturas de processamento podem requerer pigmentos revestidos de bronze dourado. Devido à oxidação do cobre contido nos pigmentos de bronze dourado, a cor pode sofrer alterações, assumindo tons mais escuros e foscos. Como é comum nos pigmentos com efeito metálico, quanto mais grosseiro for o pigmento, mais brilhantes serão as cores e mais fors com tons terrosos quentes te será o efeito de cintilância. Pigmentos mais refinados possuem alto grau de opacidade com uma impressão de cor mais escura.

Fig. 6 Os pigmentos Symic combinam efeitos perolizados com tons terrosos quentes

Tons de cor quentes e puros podem ser conseguidos com pigmentos perolizados (figura 6). Se o óxido de ferro for usado no lugar do óxido de titânio para revestir pigmentos de interferência, o resultado serão fortes tons coloridos de bronze ou cobre, ou mesmo intensos tons de vermelho. Estes tons terrosos são particularmente fortes devido à auto-absorção do óxido de ferro.

Superfícies patinadas proporcionam uma impressão rica que é extremamente interessante para o design de interiores. Do ponto de vista da técnica cromática, elas apresentam cintilância reduzida e, frequentemente, tons não uniformes de cor. Tais efeitos foscos podem ser conseguidos por meio de pequenas adições de pigmentos coloridos opacos, uma vez que eles reduzem o brilho por meio do espalhamento de luz.

Luxo e glamour

Cores ricas e, dependendo da aplicação, com cintilância e brilhos extravagantes concedem ao produto um aspecto de alto valor e enfatizam sua qualidade. A exclusividade é expressa, mesmo nos tempos atuais, por meio de cores e efeitos especiais. Tais efeitos são criados pelos pigmentos Platalux fabricados pela Eckart. Seus efeitos metálicos prateados exibem cores ricas e fortes sob uma nova luz. Estes pigmentos consistem em vidro revestido com prata. Devido a seu efeito extraordinário de brilho, combinado com um tom básico de cor champanhe, podem ser usados para conseguir intensos efeitos de brilho no tom pleno ou em combinação com pigmentos e/ou corantes coloridos transparentes (figura 7).

Fig. 7 Graças à sua forte cintilância, os pigmentos Platalux proporcionam um brilho extraordinário mesmo a produtos do dia-a-dia

Conclusões

A aparência brilhante torna as coisas desejáveis. Isso também vale para bens de consumo. Ainda que o enorme potencial que os pigmentos com efeito oferecem para o design das embalagens de plástico esteja longe de ser totalmente aproveitado, nuances individuais de cores proporcionam possibilidades brilhantes para um design que enfatiza o caráter do produto, ao mesmo tempo em que é ajustado ao gosto de um grupo específico. Qual pigmento, de que tipo, e qual teor é o correto são questões que as empresas com marcas renomadas podem esclarecer melhor juntamente com os fabricantes de pigmentos. Na maior parte do tempo, as ideias mais frutíferas surgem por meio de uma intensa cooperação ao longo da cadeia de valores.