A série de ferramentas para torneamento T8415 (foto) é um dos recentes lançamentos da Dormer Pramet, companhia de origem tcheca com subsidiária brasileira situada no município de São Paulo (SP).


As novas ferramentas contam com camadas protetivas aplicadas por deposição física de vapor (PVD, do inglês Physical Vapor Deposition) e são recomendadas para o torneamento de aço inoxidável, ligas metálicas resistentes ao calor (HRSA) e aços endurecidos, além de outros materiais. Elas são comercializadas em diferentes versões com tamanho e geometria positiva e negativa de quebra-cavacos.


De acordo com a empresa, algumas das características dessa linha são uma alta tenacidade e resistência ao desgaste – graças às camadas PVD que têm como função reduzir o atrito entre a ferramenta e a peça sob torneamento –, fatores que fazem com que as ferramentas tenham maior vida útil em comparação com outras ferramentas de usinagem.


Uma das ideias da companhia é, conforme comentou Pavel Krahula, gerente de produtos para torneamento intercambiável da Dormer Pramet, “simplificar as escolhas e reduzir o estoque de ferramentas dos clientes e, ao mesmo tempo, manter o alto desempenho das ferramentas".


Também foi informado à imprensa que a série T8415 pode ser usada para dar acabamento a peças usinadas. Uma das recomendações da fabricante diz respeito ao uso de velocidades de corte médias e avanço leve e médio. Além disso, dependendo da aplicação, é recomendado o uso de fluido refrigerante.


Mais informações podem ser obtidas no site da Dormer Pramet. Um estudo sobre a integridade da superfície no torneamento a seco do aço AISI 1045 está disponível na seção Artigos técnicos em nosso site.

___________________________________________________________________________

Assine a Giro Rápido, a newsletter quinzenal da Máquinas e Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para o setor de usinagem. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Dormer Pramet.

 

Leia também:

 

Efeito do recobrimento da ferramenta de usinagem no acabamento superficial do titânio grau 4

 

Estudo do desgaste de fresas sob diferentes condições de usinagem

 

#DormerPramet #Torneamento #MáquinaseMetais #Usinagem



Mais Notícias MM



Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas será lançado pela THK

Novo equipamento é indicado para trabalhos complementares à usinagem como manipulação de peças em processamento.

29/04/2024


Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER

Estão abertas as inscrições para a nova edição do ENAFER, que acontece em Santa Catarina em junho de 2024.

29/04/2024


Concurso de bolsas de estudo segue com inscrições

Com foco na indústria, programa Inova Talentos promove concurso de bolsas de estudo de até R$ 8,4 mil para áreas como engenharia mecânica e de materiais.

29/04/2024