Adalberto Rezende, da redação

 

 

A usinagem será o tema central de uma série de cursos que estão com inscrições abertas, alguns deles com início previsto para janeiro, fevereiro e março de 2024. São treinamentos com formato presencial que fazem parte da agenda de duas unidades do Senai, uma na capital paulista e outra na cidade catarinense de Blumenau, além de um curso EAD oferecido por uma empresa também situada em Santa Catarina, em Joinville.

 

Os cursos “Operador de máquinas de usinagem convencionais” e “Torneiro mecânico”, do Senai Roberto Simonsen (SP), têm início programado para o dia 22 de janeiro de 2024. A programação desses treinamentos inclui aulas sobre operações em equipamentos de usinagem, tecnologia mecânica e leitura e interpretação de desenho mecânico. A carga horária dos cursos é 220 e 180 horas, respectivamente.

Também serão ministrados na mesma instituição os cursos “Programação, preparação e operação de torno CNC com cabeçote móvel”, “Programação e operação de eletroerosão a fio” e “Programador CAM para centro de usinagem e torno CNC”. Os dois primeiros têm início previsto para o dia 23 de janeiro de 2024, ao passo que o terceiro está programado para começar em 15 de março.

 

Além disso, o Senai Roberto Simonsen segue com inscrições abertas para dois cursos superiores que serão iniciados no próximo ano. Trata-se de cursos que abordarão as tecnologias para a gestão da produção industrial e para trabalhos que envolvem a manutenção de, por exemplo, máquinas e equipamentos do chão de fábrica. De acordo com informações disponíveis no site da instituição, as inscrições para estes dois últimos cursos vão até 4 de dezembro de 2023.

 


Curso sobre programação de torno CNC

 

O Sesi/Senai Blumenau (SC) segue com inscrições abertas para o curso “Programação de torno CNC”, que terá formato presencial, carga horária de 60 horas e que será iniciado, conforme informações disponíveis no site da instituição, no dia 2 de fevereiro de 2024.

 

A grade curricular deste curso abrange temas como procedimentos gerais para a usinagem de peças, características de equipamentos e de processos de fabricação, acessórios e dispositivos, programação manual de tornos CNC, correção de ferramentas e segurança em operações realizadas em tornos, entre outros.

 

Os participantes também serão orientados no que tange à preparação para a usinagem, elaboração de programas, estrutura da programação de trabalho, simulação gráfica e testes.  

 

 

Fresamento em EAD

 

Para quem está interessado em treinamento em formato digital, e para início imediato, a Render Cursos (Joinville, SC) oferece o treinamento EAD chamado “Fresamento avançado com Edgecam”, que é realizado por meio de videoaulas e tem carga horária de 2 horas e 34 minutos.

 

O conteúdo é distribuído em seis módulos, que tratam de tópicos sobre os conceitos introdutórios ao fresamento, estratégias para o desbaste, usinagem de paredes e de áreas planas, acabamento de perfis complexos, usinagem de restos e projects, assim como recursos para a produtividade.

 

Mais informações podem ser obtidas nos sites do Senai Roberto Simonsen, Sesi/Senai Blumenau e da Render Cursos.

 

Imagem: Javier Ibáñez Alonso, Pixabay.

 

Leia também:

 

Robótica e IA cada vez mais próximas

 

Impressão 3D de metal dá origem a componentes que incorporam funções

 

#Usinagem #Cursos2024 #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Dispositivos móveis corporativos em sistema de locação

A Simpress presta serviços de locação de smartphones e tablets industriais que contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

15/04/2024


Ferramentas para torneamento em nova série

A Dormer Pramet lançou ferramentas que contam com cobertura PVD, e que podem ser usadas para torneamento de aços endurecidos, entre outros.

01/04/2024