A alemã Heimatec, fabricante de ferramentas acionadas para processos de usinagem, desenvolveu um modo de controle baseado na instalação de sensores nessas ferramentas, de forma que eles captem sinais e transmitam para um comando central informações sobre parâmetros de processo como velocidade de rotação, temperatura e nível de vibração. A solução, denominada heimatec.icosen, permite tornar cada vez mais digitais os processos executados em tornos e centros de usinagem, por exemplo.

 

A unidade sensora capta e transmite dados das ferramentas acionadas em tempo real, transmitindo as informações de medição por meio de protocolo padronizado, uma escolha que visa simplificar a integração na infraestrutura de fábrica. Os dados são retransmitidos via Bluetooth Low Energy (BLE) para a estação de monitoramento e podem então ser usados para atividades de avaliação e manutenção.

 

Os sensores podem ser úteis para operadores de máquinas, gestores de turnos ou engenheiros de manutenção, os quais passam a receber informações que permitem monitorar todas as unidades de ferramentas a partir de uma posição centralizada e obter informações a partir de relatórios de status, simplificando a tomada de decisões sobre quaisquer intervenções necessárias, incluindo o planejamento da manutenção.

 

As unidades sensoras recém-desenvolvidas ainda estão em fase de testes de campo e foram apresentadas na feira EMO, em Hannover (Alemanha), no final de setembro.

 

 

 

 

Imagem: heimatec

 

 

Leia também:

 

Cibersegurança, fundamental nos sistemas industriais

 

Novo CNC da Okuma vai construir gêmeo digital diretamente na máquina



Mais Notícias MM



Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024


Ar ionizado substitui fluido de corte na usinagem

A finlandesa Aurion desenvolveu um sistema de refrigeração para operações de usinagem que utiliza ar ionizado em substituição a fluidos de corte.

19/02/2024


Alltech passa a comercializar injetoras de alumínio da Yizumi

Grupo amplia presença no mercado com linha de injeção de alumínio no portfólio com até 5.000 toneladas de força de fechamento.

05/02/2024