O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (São Paulo, SP), elaborou um folder institucional de 20 páginas que descreve o trabalho da instituição nas frentes de ensino e de pesquisa, detalhando o trabalho de cada uma de suas unidades de negócios, dentre as quais estão materiais avançados, tecnologias digitais, ambas de interesse da indústria de manufatura por processos de usinagem como torneamento, fresamento, furação, entre outros.

 

De acordo com Fabricio Mirandola, diretor de Estratégia e Relações Institucionais do IPT, este é um meio de comunicação com o mercado, que valoriza o potencial e o diferencial do instituto para atendimento aos setores público e privado. “A instituição é composta de quadros administrativos, técnicos e pesquisadores extremamente qualificados, e que possuem as mais diversas expertises para execução de projetos multi e interdisciplinares. Esta é a base que fez – e continua fazendo – com que a instituição perdure por mais de 124 anos”, comentou.


 

Ao longo das 20 páginas são descritas as atividades de oito unidades de negócios e como elas se relacionam ou podem se relacionar com o mercado. No que se refere à parceria com as empresas, o folder contém “um extrato do que é e os objetivos do Programa IPT Open, e uma seção relativa a fomentos, com destaque aos diversos incentivos à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que podem ser acessados com auxílio do Instituto, reduzindo o risco e estimulando o investimento no desenvolvimento de projetos que envolvam PD&I.”

 

O folder pode ser baixado gratuitamente aqui.
 

 

Imagem: IPT

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Sistema de gestão de ferramentarias previne paradas e reduz custos

 

Inspeção por IA vai garantir a qualidade durante o processo de usinagem

 

#IPT



Mais Notícias MM



Retificação auxiliada por IA. Um recurso para o trabalho com materiais difíceis.

Parceria entre indústria e instituto de pesquisa dá origem ao RoboGrinder, um sistema de retificação baseado em inteligência artificial que aprende a processar materiais complexos.

01/04/2024


Realidade aumentada para treinamento em usinagem

Conjunto tecnológico para simulação da Honeywell passou a contar com recursos de realidade aumentada que podem ser usados em ambiente de usinagem.

01/04/2024


Fabricante de aços inicia programa de transformação digital

A ArcelorMittal e o Habitat de Inovação SESI-SENAI vão desenvolver tecnologias facilitadoras para a produção de aços, o que faz parte de um acordo estabelecido entre as instituições.

18/03/2024