O livro “Capacidade tecnológica e inovação: Desafios para a transição industrial e econômica do Brasil, de autoria do professor Paulo Negreiros Figueiredo, da FGV Ebape, foi publicado pela FGV Editora, a qual integra o conglomerado da Fundação Getulio Vargas (FGV).

 

A obra, com 624 páginas, aborda temas relacionados à indústria de manufatura como, por exemplo, os desafios na jornada para o avanço tecnológico no País, e trata de assuntos que vão além do chão de fábrica, tais como o estabelecimento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da cadeia produtiva, o que abrange o setor de usinagem.

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, a publicação traz dados que são provenientes de um estudo realizado por Paulo, o que inclui reflexões sobre alguns resultados obtidos a partir de esforços realizados no Brasil no que diz respeito ao aumento da capacidade tecnológica na indústria e em outras áreas, além de inovação e desenvolvimento econômico.

 

Conforme comentou o professor, o Brasil tem “uma nova oportunidade, que não pode ser desperdiçada, de identificar questões-chave que merecem uma cuidadosa implementação de estratégias para vencer o seu atraso tecnológico, e obter um real aumento da sua taxa de inovação para adicionar mais valor à sua produção”. O autor também faz recomendações que visam contribuir para a elaboração de estratégias centradas na inovação e no aumento da capacidade tecnológica em território nacional.

 

No site da editora podem ser obtidas mais informações sobre o livro, que é comercializado em versão física, pelo preço sugerido de R$ 322,00, ou em formato digital, R$ 192,00.


 

Imagem: FGV Editora/Divulgação.


 

Leia também:

 

Guia de manutenção preditiva gratuito

 

Programa visa aproximar indústria e academia

 

Estudo do desgaste de fresas sob diferentes condições de usinagem

 

#FGVEditora #Livro #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Pequenas indústrias têm foco nos desafios imediatos

Pesquisa encomendada pelo Simpi ao Datafolha mostra que 45% das micro e pequenas empresas priorizam manter sua estabilidade financeira com estratégias de curto prazo.

11/12/2023


Adoção de IA na indústria aumentou em 2022

Pesquisa da GSI Brasil mostrou que o índice de uso de sistemas de inteligência artificial em parques fabris passou de 4% para 9%.

30/10/2023


Projeto da ABDI visa acelerar o desenvolvimento da indústria

Estão abertas as inscrições para o Projeto Metalndústria, da ABDI, que vai conectar indústria, centros de pesquisa e desenvolvedores de tecnologia para promover o uso de recursos digitais no meio produtivo.

07/08/2023