Entidades responsáveis pelo Programa PotencializEE, liderado pelo Ministério de Minas e Energia e coordenado em parceria com a agência alemã de cooperação internacional GIZ Brasil, lançaram recentemente o “Catálogo Virtual de Tecnologias de Eficiência Energética”, que reúne informações sobre tecnologia para se obter eficiência energética na indústria de manufatura, e que está disponível para empresas do ramo metalmecânico como, por exemplo, ferramentarias e prestadores de serviços de usinagem para terceiros.

 

Espaço virtual proporciona a troca de informações sobre eficiência energética e como implementá-la no chão de fábrica

O objetivo das instituições é incentivar a troca de informações sobre redução do consumo de energia elétrica em processos industriais, assim como outras formas de reduzir o consumo de recursos no chão de fábrica. Isso inclui tópicos a respeito de intervenções elétricas, indicadores de desempenho energético, testes e ensaios, medições, definições, entre outros.

 

O acesso ao catálogo é gratuito. O assessor técnico do PotencializEE, Wendell Pacheco, comentou mais sobre este assunto: “será um espaço onde fabricantes e representantes comerciais poderão mostrar suas tecnologias, assim como interessados em adquiri-las poderão consultar opções em um único lugar”. Ainda segundo o executivo, o objetivo é “ajudar as empresas a adotarem a tecnologia adequada, que proporcione inúmeros benefícios, promovendo o aumento da produtividade ao tornar os negócios mais competitivos e ambientalmente responsáveis”.

 

De acordo com informações fornecidas pelas instituições que conduzem o programa, os equipamentos abordados no catálogo virtual são divididos em três categorias, que são “intervenções elétricas”, “intervenções térmicas” e “gerenciamento de energia”. Já os equipamentos consistem em motores, ventiladores, bombas, coletores, caldeiras, além de outros.

 

 

Empresas podem divulgar tecnologias

 

Companhias que fornecem equipamentos que podem contribuir para a obtenção de eficiência energética em plantas industriais podem fazer parte do catálogo virtual. Para isso, é necessário acessar a página oficial do programa na internet e compartilhar dados dos produtos ofertados.

 

Conforme foi informado pelas partes responsáveis pelo PotencializEE, também há o cadastro para empresas que desejam fornecer soluções para projetos do programa, que são conduzidos em parceria com o Senai.  

 

Mais informações podem ser obtidas aqui.



 

Imagens: Pixabay


 

Confira mais notícias:

 

Tecnologia vai evitar a distorção de peças durante a usinagem

 

Fabricação inteligente terá destaque em feira taiwanesa

 

#PotencializEE #EficiênciaEnergética #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Ar ionizado substitui fluido de corte na usinagem

A finlandesa Aurion desenvolveu um sistema de refrigeração para operações de usinagem que utiliza ar ionizado em substituição a fluidos de corte.

19/02/2024


Gigacasting, uma revisão dos processos na indústria automobilística

O processo de fundição de alumínio sob pressão para a produção de componentes de grandes dimensões, para chassis e carrocerias, é mais uma das características da indústria da mobilidade elétrica. A técnica recebeu o nome de gigacasting pelas dimensões das máquinas e das peças que, moldadas em menos tempo, substituem itens usinados e estampados.

06/02/2024


Reciclagem de ferramentas terá apoio digital e logístico

A Sandvik está intensificando o seu programa de reciclagem de ferramentas desgastadas com a criação de um sistema de coleta junto aos clientes que deverá ser implementado globalmente em 2025.

11/12/2023