A Sandvik Coromant anunciou atualizações em seu esquema de reciclagem de forma a permitir que os clientes vendam suas ferramentas de corte desgastadas de volta à empresa para que metais duros como o tungstênio possam ser reutilizados.

 

A reciclagem de ferramentas se tornou um processo baseado em dados, com um portal on-line no qual os clientes podem solicitar a coleta de itens que já não são mais usados e receber informações sobre os ganhos financeiros e de sustentabilidade que podem ser obtidos com esta ação.

 

Conforme informado pela Sandvik, as reservas mundiais de tungstênio estão em torno de torno de sete milhões de toneladas – o suficiente para 100 anos de consumo – e por isso é fundamental que os fabricantes de máquinas-ferramentas deem o exemplo e facilitem as práticas de reciclagem de ferramentas.

 

A Sandvik Coromant tem incentivado a reciclagem de metal duro cementado desde 1997. O pó metálico obtido com o beneficiamento das ferramentas usadas é submetido à purificação química que ajuda a recuperar os materiais, conferindo-lhes as mesmas propriedades do tungstênio originalmente extraído das minas. Os elementos adicionais no metal duro cementado também são tratados, a exemplo do cobalto, que é recuperado e enviado para parceiros recicladores.
 

Com as atualizações do programa, os clientes da Sandvik Coromant que desejam vender suas ferramentas recicladas para a Sandvik Coromant poderão acessar o portal on-line e receber uma cotação instantânea para o volume que desejam reciclar, além de garantir um horário de coleta do pedido e receber caixas de reciclagem com antecedência. O portal também fornecerá dados sobre a quantidade de emissões de carbono reduzidas pelo metal que eles reciclaram. De acordo com Antonia Dåderman, gerente de programa EPMO da Sandvik Coromant, “95% de uma pastilha de metal duro pode ser reciclada. Desse metal duro, o tungstênio representa cerca de 75%".

 

Atualmente, estão em andamento esquemas-piloto globais para o programa de reciclagem, e a implementação para todos os clientes está sendo planejada para 2025. Mais informações sobre o programa podem ser solicitadas pelo site da empresa.
 

 

Imagem: Sandvik

 

 

Leia também:

 

 

Mikron Tool lança ferramentas para usinagem de titânio

 

 

Acordo para reaproveitar CO2 na produção de aços

 

 

#Sandvik



Mais Notícias MM



Ar ionizado substitui fluido de corte na usinagem

A finlandesa Aurion desenvolveu um sistema de refrigeração para operações de usinagem que utiliza ar ionizado em substituição a fluidos de corte.

19/02/2024


Gigacasting, uma revisão dos processos na indústria automobilística

O processo de fundição de alumínio sob pressão para a produção de componentes de grandes dimensões, para chassis e carrocerias, é mais uma das características da indústria da mobilidade elétrica. A técnica recebeu o nome de gigacasting pelas dimensões das máquinas e das peças que, moldadas em menos tempo, substituem itens usinados e estampados.

06/02/2024


Acordo para reaproveitar CO2 na produção de aços

Um convênio formado entre a ArcelorMittal e a Fiemg tem como premissa a criação do Centro CIT/Senai de Descarbonização Industrial.

30/10/2023