A Escola Senai Roberto Simonsen, em São Paulo (SP), passou a dispor de novos equipamentos para as atividades práticas dos seus 380 estudantes dos cursos de usinagem, com a realização de uma parceria entre a multinacional suíça Tornos (Campinas, SP) e a instituição de ensino.

 

O acordo consistiu na instalação do torno CNC Swiss DT26 HP para as aulas práticas da escola, além do treinamento dos instrutores que atuam na formação dos alunos, realizado no showroom da Tornos, na cidade de Campinas. "Esta parceria faz parte de um dos nossos objetivos para com a indústria brasileira. Sabe-se o quanto é importante capacitar pessoas para toda a tecnologia que está a caminho”, explicou Naiane Nunes, diretora de operações na América do Norte e Brasil. A máquina é recomendada para a execução de trabalhos de furação.

 

Aulas práticas

 

O maquinário será utilizado pelos alunos do terceiro e quarto semestres dos cursos de Aprendizagem Industrial Mecânico de Usinagem, Técnico em Mecânica e em Mecatrônica, e também na Formação Inicial e Continuada - preparação, programação e operação de torno CNC com cabeçote móvel. "Um grande diferencial do Senai é o aprender fazendo, e sendo assim, acredito que as aulas práticas são de extrema importância para que o aluno saia capacitado e seguro para o mercado de trabalho", comentou Rodrigo Barbalho Santos, instrutor de Formação Profissional e professor nos cursos Técnico em Mecânica e de Formação Inicial e Continuada.

 

Com aulas dinâmicas, o professor propõe um desafio para turma, para que eles montem em um software e depois executem no equipamento a tarefa proposta. "Foi muito interessante ver como o equipamento atende a produção de peças torneadas longas, com diâmetro de 13 mm até 25,4mm, o que proporciona melhorias de produção devido ao movimento mecânico em cinco eixos e dois C lineares”, comentou Maíra Santos Portela, aluna do curso de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica. A estudante também é graduanda em engenharia de produção, formada em Tecnologia em Mecânica, Técnico em Mecatrônica e CAI de Mecânica de Manutenção.


 

Fotos:Senai/Tornos


 

Leia também:

 

Capacitação para as ferramentarias brasileiras

 

Gêmeos digitais na usinagem



 

#Senai

#Tornos

 



Mais Notícias MM



Realidade aumentada para treinamento em usinagem

Conjunto tecnológico para simulação da Honeywell passou a contar com recursos de realidade aumentada que podem ser usados em ambiente de usinagem.

01/04/2024


Curso de torneiro mecânico segue com inscrições abertas

O Senai Roberto Simonsen vai realizar um curso sobre operações em torno mecânico convencional, com formato presencial.

01/04/2024


Retificação. A transformação digital exige esforços por segurança de dados.

Fabricantes europeus de máquinas estão desenvolvendo, junto com instituições de pesquisa, mecanismos de segurança para a proteção dos dados de produção da indústria, especialmente no setor de retificação.

18/03/2024