A alemã Lach Diamant, especializada na fabricação de ferramentas de usinagem, anunciou o desenvolvimento de um sistema de resfriamento direto embutido na própria pastilha de corte.

Denominado Cool Injection, o método patenteado pela empresa direciona o fluido refrigerante através de um canal existente na pastilha de diamante policristalino (PCD), de modo que ele seja depositado exatamente abaixo do cavaco que está sendo gerado no processo de corte (imagem ao lado).

 

Para introduzir a novidade no mercado, a Lach Diamant levou uma fresa monobloco em PCD para usinagem de alumínio em alta velocidade equipada com o sistema Cool Injection de resfriamento ao evento AMB, uma feira internacional de metalmecânica realizada entre 13 e 17 de setembro em Stuttgart (Alemanha).

 

A empresa já havia recebido em 2004 o Prêmio de Inovação Hessian, pelo desenvolvimento da tecnologia de usinagem de componentes de alumínio com o uso da fresa PCD, que agora recebeu o recurso de resfriamento feito diretamente no interior da pastilha.

 

O sistema Cool Injection trabalha com diferentes tipos de líquido refrigerante, incluindo óleo, emulsões ou fluido criogênico, garantindo a usinagem segura, controlada e eficiente do alumínio, especialmente na indústria automobilística e seus fornecedores. Comunicados de imprensa da empresa afirmam ainda ser possível obter perfeito acabamento para as peças, além de uma redução do tempo de ciclo de 50%.


 

Imagens: Lach Diamant



 

 

Leia também:

 

Quebra-cavaco, fundamental na escolha da ferramenta de usinagem

 

Novo quebra-cavaco simplifica a usinagem de alumínio


 

#usinagemdealumínio

 



Mais Notícias MM



A produção de aço no panorama da sustentabilidade

Alternativas para o alinhamento efetivo da indústria do aço com os conceitos de sustentabilidade e a mitigação da emissão de CO2 são temas comentados por dirigente da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).

15/04/2024


Mercado do aço: mais produção e mais importação no primeiro trimestre de 2024.

Dados do Instituto Aço Brasil apontam que a entrada de produtos siderúrgicos fabricados no Exterior aumentou em 25,4% nos primeiros três meses do ano.

15/04/2024


Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024