O Plastics Pipe Institute (PPI, ou Instituto de Tubos Plásticos), dos Estados Unidos, desenvolveu um software livre que ajuda a determinar a espessura de parede ideal para dutos de PEAD, levando em conta aspectos como mudanças direcionais no trajeto da instalação subterrânea, profundidade e comprimento da linha, cargas e tração.

 

De acordo com informações da PPI, a partir de informações sobre as condições do canteiro de obras em que será instalado o duto, a calculadora processa os dados de instalação em até três minutos, podendo enviar o relatório por e-mail ou salvar em formato pdf, possibilitando o compartilhamento e o armazenamento dos registros.

Instalação de dutos de PEAD

A calculadora ajuda a determinar a espessura dos dutos de PEAD instalados por perfuração horizontal direcional (HDD), automatizando cálculos exigidos pela PPI TR-46, diretriz norte-americana que orienta esse trabalho.

 

A partir de variáveis como alterações direcionais no caminho do furo, a ferramenta determina, por exemplo, a carga elástica que atuará sobre o duto, em comparação com o limite seguro de tração em relação ao seu diâmetro nominal, tipo e espessura de parede e características do material.

 

Um resultado mostrado em verde e com um fator de segurança maior que 1,0 indica que o tipo de parede exibido terá resistência à tração suficiente para atender às forças previstas, com base nos dados inseridos pelo usuário. Em algumas situações, o sistema recomenda mais de um tipo de parede capaz de responder aos requisitos necessários, o que permite ao usuário projetar com base em critérios adicionais. A ferramenta está disponível aqui.


 

Conteúdo relacionado:

Tubulações de polietileno corrugado ganham espaço no mercado de drenagem pluvial

Marco regulatório do saneamento, uma pauta que não pode esperar

Treinamento para soldadores de tubos plásticos

 

 

Foto:Shutterstock

 

 

#PPI

#tubosdePEAD

 

 



Mais Notícias PI



Reciclar 50 toneladas de plásticos na Ásia é meta de empresas parceiras

A Acer e a Plastic Bank se uniram para coletar e destinar à reciclagem resíduos plásticos descartados incorretamente no litoral do Sudeste asiático.

16/05/2024


Curso híbrido terá embalagens plásticas como tema

Treinamento será realizado simultaneamente em ambiente digital e presencial no Instituto de Tecnologia de Alimentos.

14/05/2024


Inundações no RS. Perdas ainda não mensuráveis para as indústrias.

Ainda é difícil avaliar os danos causados pelas cheias à indústria de transformação, mas é certo que a reconstrução será lenta e exigirá muita cooperação.

14/05/2024