A alemã Lach Diamant, especializada na fabricação de ferramentas de usinagem, anunciou o desenvolvimento de um sistema de resfriamento direto embutido na própria pastilha de corte.

Denominado Cool Injection, o método patenteado pela empresa direciona o fluido refrigerante através de um canal existente na pastilha de diamante policristalino (PCD), de modo que ele seja depositado exatamente abaixo do cavaco que está sendo gerado no processo de corte (imagem ao lado).

 

Para introduzir a novidade no mercado, a Lach Diamant levou uma fresa monobloco em PCD para usinagem de alumínio em alta velocidade equipada com o sistema Cool Injection de resfriamento ao evento AMB, uma feira internacional de metalmecânica realizada entre 13 e 17 de setembro em Stuttgart (Alemanha).

 

A empresa já havia recebido em 2004 o Prêmio de Inovação Hessian, pelo desenvolvimento da tecnologia de usinagem de componentes de alumínio com o uso da fresa PCD, que agora recebeu o recurso de resfriamento feito diretamente no interior da pastilha.

 

O sistema Cool Injection trabalha com diferentes tipos de líquido refrigerante, incluindo óleo, emulsões ou fluido criogênico, garantindo a usinagem segura, controlada e eficiente do alumínio, especialmente na indústria automobilística e seus fornecedores. Comunicados de imprensa da empresa afirmam ainda ser possível obter perfeito acabamento para as peças, além de uma redução do tempo de ciclo de 50%.


 

Imagens: Lach Diamant



 

 

Leia também:

 

Quebra-cavaco, fundamental na escolha da ferramenta de usinagem

 

Novo quebra-cavaco simplifica a usinagem de alumínio


 

#usinagemdealumínio

 



Mais Notícias MM



Controladores CNC chegam ao mercado brasileiro

A Action Technology trouxe para o Brasil novos equipamentos para máquinas industriais, resultado de parceria com uma empresa da China.

13/05/2024


Sistema de fixação de ponto zero

 Desenvolvedora de tecnologia de fixação, a Schunk desenvolveu um sistema que acelera a troca de morsas.

13/05/2024


Cabeçotes acionados por jato de refrigeração, um novo conceito em usinagem

Lançamento da Iscar. Dispositivos permitem que ferramentas de usinagem operem a 80.000 rpm, e o motor do eixo-árvore da máquina não precisa ser acionado, o que leva à redução do consumo de energia elétrica.

13/05/2024