A SSAB, com unidade fabril na Suécia e filial em São Paulo (SP), comercializa a linha de aços de alta resistência Toolox 33, recomendada para a usinagem de precisão e/ou para fabricação de peças que requeiram bom acabamento superficial.

 

 

Usinagem de aço com alta resistência foi reduzida em 41% graças a propriedades apresentadas pelo material

Os aços da série apresentam baixo teor de carbono em sua estrutura, propriedade que contribuiu, de acordo com informações da empresa, para a redução do tempo de ciclos de usinagem em testes que consistiram na produção de um componente para prensas de reciclagem, cujos detalhes serão mencionados a seguir.

 

Em comunicado à imprensa, foi informado que a Tallers Kapisil (Espanha), companhia especializada em usinagem, fabricou duas versões do componente para prensas usando diferentes linhas de aços. Uma delas foi a série mencionada acima, sendo a peça acabada obtida mostrada no lado esquerdo da imagem.

 

Uma redução de 41% do tempo de ciclo de usinagem – de 58 para 34 minutos, segundo a siderúrgica sueca – foi constatada ao se usar o aço da linha Toolox. Além disso, o acabamento superficial da peça feita com essa linha se mostrou superior ao da outra versão.

 

 

Imagem: SSAB/Tallers Kapisil

 

Leia também:

 

Aço inoxidável antiviral poderá ser usinado

Usinagem de precisão, base para os motores piezoelétricos ultrarrápidos

 

#AçodeAltaResistência #UsinagemdePrecisão #MáquinaseMetais

 



Mais Notícias MM



Controladores CNC chegam ao mercado brasileiro

A Action Technology trouxe para o Brasil novos equipamentos para máquinas industriais, resultado de parceria com uma empresa da China.

13/05/2024


Cabeçotes acionados por jato de refrigeração, um novo conceito em usinagem

Lançamento da Iscar. Dispositivos permitem que ferramentas de usinagem operem a 80.000 rpm, e o motor do eixo-árvore da máquina não precisa ser acionado, o que leva à redução do consumo de energia elétrica.

13/05/2024


Investimento de R$ 60 milhões em centro de cibersegurança brasileiro

Centro de pesquisa foi selecionado pela Embrapii e o MCTI para desenvolver sistemas de segurança cibernética para a indústria de manufatura.

13/05/2024