Companhias fabricantes de máquinas para corte, conformação e soldagem de metais que têm interesse em receber consultoria gratuita sobre eficiência energética em parques fabris podem se inscrever no programa PotencializEE – Programa de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável –, que é coordenado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) (Agência Alemã de Cooperação Internacional) e liderado pelo Ministério de Minas e Energia.

Programa sobre redução de custos com energia em fábricas disponibiliza vagas gratuitas para empresas

 

O programa, que foi iniciado há quatro meses, tem como uma de suas premissas orientar empresas que prestam serviços como, por exemplo, estamparia para terceiros sobre como otimizar o consumo de energia em seus processos produtivos. A consultoria abrange diagnósticos de operações industriais e recomendações para evitar o desperdício de recursos, entre outros fatores.

 

O Senai-SP está colaborando para a promoção dos trabalhos de consultoria e também conduzindo o atendimento a empresas de diversas regiões do Estado de São Paulo. Rodolfo Pinheiro, supervisor de projetos e tecnologias da instituição, comentou que “os ganhos em eficiência energética permitem uma redução considerável da conta de energia, por isso cada vez mais empresas estão procurando o programa”.

 

Outro fator que está chamando a atenção dos responsáveis pelo programa, segundo Marco Schiewe, diretor do programa PotencializEE, é “uma forte adesão de setores industriais que utilizam maquinário térmico em sua cadeia produtiva”. Em comunicado à imprensa, foi informado que o programa também tem como premissa facilitar o acesso a linhas de crédito.

 

Informações sobre as inscrições podem ser obtidas aqui.

 

 

Imagens: Pixabay

 

 

Mais notícias do ramo:

 

Nova norma técnica para construção em aços leves

 

CNI selecionará trabalhos com proposta de reduzir custos com energia em parques fabris

 

#PotencializEE #EficiênciaEnergética #Senai #CCM



Mais Notícias CCM



Monitoramento da produção acessível para pequenas e médias empresas

A I-Sensi criou um sistema de monitoramento a partir de dados do chão de fábrica acessível para pequenas e médias empresas.

17/05/2024


Centro de pesquisa em cibersegurança terá investimento de R$ 60 milhões

A Embrapii e o MCTI selecionaram o CESAR para desenvolver sistemas de segurança cibernética para a indústria de manufatura.

16/05/2024


Equipamento recupera tinta de processos de pintura a pó

A Cetec lança uma central de recuperação de tinta dos processos de pintura a pó, bastante utilizados no acabamento de peças metálicas.

02/05/2024