O processo de transformação digital nas empresas públicas e privadas e a migração de processos para a nuvem demandam uma infraestrutura de rede e data centers capaz de suportar uma gama cada vez maior de serviços. Os data centers fornecem espaço, energia e refrigeração para servidores que hospedam os dados e promovem a conectividade. Sua presença também é uma medida da digitalização da economia.
O Brasil é um mercado em que a troca de dados mais se destaca em relação a outros países.Para se ter uma ideia, o PTT – Ponto de Troca de Tráfego de São Paulo é o maior do mundo em tráfego e número de participantes, segundo o Relatório de Conectividade Global da UIT – União Internacional de Telecomunicações, divulgado no início de junho. O tráfego gerado em São Paulo chegou a 12,5 Tbit/s em dezembro de 2021, quase 20% a mais que o segundo principal IX do mundo, o AMS-IX, da Holanda, com 10,8 Tbit/s. O IX paulista também registrou 2413 participantes, mais que o dobro do DE-CIX, com 1066.
Para armazenar e processar esse elevado volume de dados, é fundamental garantir a disponibilidade das instalações com uma infraestrutura de alta confiabilidade e desempenho.
Para conhecer as marcas consideradas de qualidade superior pelos profissionais desse setor,apresentamos os resultados da quinta edição da Pesquisa Marcas de Excelência em Data Centers, realizada anualmente pela Revista RTI.
Os resultados do Prêmio Marcas de Excelência em Data Centers 2022 são apresentados aqui
Cada item traz o seu universo, isto é, o número de empresas que informaram a marca usada sobre aquele item – os consultados foram orientados a só se manifestarem sobre os produtos realmente usados em suas instalações. Os volumes de indicações recebidas por cada marca são dados em porcentagens dos respectivos universos.
Há tabelas em que a soma dos percentuais atribuídos a cada marca é maior que 100%. Isso acontece porque, como a pesquisa não dirige nem limita a resposta dos consultados, alguns deles elegem mais de uma marca para um mesmo produto. Nessas situações, todas as marcas são consideradas.
Por outro lado, nem todas as marcas indicadas estão presentes nas tabelas. Por razões de espaço, adotou-se o critério de excluir da apresentação as que não obtiveram no mínimo 2% das indicações do universo respectivo.
Vale ressaltar que, em todos os casos, os percentuais de indicações são somados e todas as diferentes denominações são relacionadas – inclusive com o cuidado de fazer constar, em primeiro lugar, o nome que recebeu mais indicações, seguido do segundo mais indicado e assim por diante.
É considerado empate quando a diferença entre as primeiras colocadas é igual ou inferior a 3%. Nesses casos, as marcas ganhadoras são identificadas nas tabelas com bold e logotipo do Prêmio.
Em cada tabela trazemos também os resultados de 2021. Assim o leitor poderá avaliar como evoluiu a marca e se ela ganhou ou cedeu terreno junto aos profissionais.
Há uma lista dos números de telefone dos fornecedores (fabricantes e/ou importadores) das marcas listadas em todas as tabelas de produtos.
Além deste levantamento, a RTI realiza a pesquisa Marcas de Destaque nos Provedores de Internet, publicada na edição de dezembro, que mostra quais as marcas mais usadas no segmento analisado. A última edição trouxe os resultados de um trabalho realizado junto aos provedores, com 28 itens.
A pesquisa também fez perguntas aos profissionais sobre as intenções de investimentos em data centers. As respostas foram separadas conforme o perfil de cada participante: empresa privada com data center próprio, empresa pública e provedor de serviços de hosting e colocation.
Na categoria “Empresa privada com data center próprio”, 32% planejam migrar os dados (ou parte deles) para a nuvem; 32% dos respondentes afirmaram que planejam expandir o data center atual; e 4% pretendem construir um novo data center.
Já na categoria “Empresa pública”, houve um aumento das intenções de migrar para a nuvem. No ano passado, o índice era de 22,9%, que subiu para 44,8% neste ano. Além dessas metas, 17,2% responderam que pretendem expandir o data center atual e 17,2% planejam construir um novo data center.