Publicamos a seguir os resultados atualizados da pesquisa realizada pela revista RTI que mostra as marcas de 27 produtos considerados de “excelência” pelos profissionais de data centers.


A quarentena resultou em um crescente número de videoconferências, além de uma maior demanda da rede para a prestação dos mais diversos tipos de serviços, como home office, entretenimento (streaming de filmes e jogos online), comércio eletrônico, serviços públicos e ensino à distância..

Com resultado, o tráfego de dados no Brasil cresceu cerca de 40%. Em março, o país passou o volume agregado de 11 Tbit/s no ponto de troca de tráfego do IX.br. Para armazenar e processar esse elevado volume de dados, é fundamental garantir a disponibilidade dos data centers com uma infraestrutura de alta confiabilidade e desempenho.

Para conhecer as marcas consideradas de qualidade superior pelos profissionais desse setor, apresentamos os resultados da terceira edição da Pesquisa Marcas de Excelência em Data Centers, realizada anualmente pela Revista RTI.

Perguntamos aos profissionais das empresas de projetos, engenharia, instalação e construção, hosting e colocation, além de usuários finais de tecnologia de empresas privadas e órgãos públicos, que marca considerada por eles de excelência em 27 categorias dos produtos mais usados para infraestrutura e redes nos data centers.

Para colher a informação, foram selecionados, do cadastro de RTI, 1334 leitores. Eles receberam um e-mail que explicava os objetivos da pesquisa com um convite a preencher o questionário que trazia a pergunta: “Da relação dos produtos abaixo, quais marcas você considera de excelência?” As respostas foram dadas de forma espontânea, sem nenhuma sugestão ou indicação por parte da revista. Ou seja, cada participante digitou o nome das marcas. 216 profissionais responderam à pesquisa, dos quais 155 foram validados.

Resultados

Os resultados do Prêmio Marcas de Excelência em Data Centers 2020 são apresentados em tabelas. Cada item traz o seu universo, isto é, o número de empresas que informaram a marca usada sobre aquele item – os consultados foram orientados a só se manifestarem sobre os produtos realmente usados em suas instalações. Os volumes de indicações recebidas por cada marca são dados em porcentagens dos respectivos universos.

Há tabelas em que a soma dos percentuais atribuídos a cada marca é maior que 100%. Isso acontece porque, como a pesquisa não dirige nem limita a resposta dos consultados, alguns deles elegem mais de uma marca para um mesmo produto. Nessas situações, todas as marcas são consideradas.

Por outro lado, nem todas as marcas indicadas estão presentes nas tabelas. Por razões de espaço, adotou-se o critério de excluir da apresentação as que não obtiveram no mínimo 2% das indicações do universo respectivo.

Vale ressaltar que, em todos os casos, os percentuais de indicações são somados e todas as diferentes denominações são relacionadas – inclusive com o cuidado de fazer constar, em primeiro lugar, o nome que recebeu mais indicações, seguido do segundo mais indicado e assim por diante.

Quando houve empate técnico, prevalece a ordem alfabética na relação das empresas citadas.

Em cada tabela trazemos também os resultados de 2019. Assim o leitor poderá avaliar como evoluiu a marca e se ela ganhou ou cedeu terreno junto aos provedores.

Fornecemos aqui a lista dos números de telefone dos fornecedores (fabricantes e/ou importadores) das marcas listadas em todas as tabelas de produtos. A relação com os nomes das empresas para as quais os participantes trabalham está disponível aqui.

Além deste levantamento, a RTI realiza a pesquisa Marcas de Destaque nos Provedores de Internet, publicada na edição de dezembro, que mostra quais as marcas mais usadas no segmento analisado. A última edição trouxe os resultados de um trabalho realizado junto a 569 provedores do Brasil, com 26 itens.

Investimentos em data centers

A pesquisa também fez perguntas aos profissionais sobre as intenções de investimentos em data centers. As respostas foram separadas conforme o perfil de cada participante: empresa privada com data center próprio, empresa pública e provedor de serviços de hosting e colocation.

Na categoria “Empresa privada com data center próprio”, 24,53% planejam migrar os dados (ou parte deles) para a nuvem; 26,42% dos respondentes afirmaram que planejam expandir o data center atual; e 7,558% pretendem construir um novo data center.

Já na categoria “Empresa pública”, 37,8% planejam migrar para a nuvem, 18,9% responderam que pretendem expandir o data center atual; 16,2% planejam construir um novo data center.

Além dos resultados consolidados em cada um dos 27 produtos, a Pesquisa Marcas de Excelência em Data Centers traz informações adicionais sobre o mercado. É o caso dos produtos de uso mais difundido entre os profissionais, ou seja, sobre os quais se manifestaram e as marcas que receberam o maior número de indicações em um único produto. Switches e roteadores, por exemplo, são sempre os mais citados. Mas neste ano houve um aumento na categoria de câmeras IP, UPS e ar condicionado de precisão.