Confira os resultados da segunda edição da pesquisa realizada pela revista RTI para saber quais são as marcas de 27 produtos consideradas “de excelência” pelos profissionais de data centers.


Em um mundo marcado pela competição acirrada, onde o consumidor tem ao alcance dos dedos infinitas possibilidades de escolha, conhecer as marcas consideradas de qualidade superior pelos profissionais de um determinado setor pode trazer um panorama bastante interessante do mercado. Nesse contexto apresentamos a segunda edição da Pesquisa Marcas de Excelência em Data Centers, realizada pela Revista RTI.

Perguntamos aos profissionais de empresas de projetos, engenharia, instalação e construção, hosting e colocation, além de usuários finais de tecnologia de empresas privadas e órgãos públicos, qual a marca considerada por eles de excelência em 27 produtos de infraestrutura e redes usados em data centers.

Para colher a informação, foram selecionados, do cadastro de RTI, 1462 leitores. Eles receberam um e-mail que explicava os objetivos da pesquisa com um convite a preencher o questionário que trazia a pergunta: “Da relação dos produtos abaixo, quais marcas você considera de excelência?” As respostas foram dadas de forma espontânea, sem nenhuma sugestão ou indicação por parte da revista. Ou seja, cada participante digitou o nome das marcas. 226 profissionais responderam a pesquisa, dos quais 143 profissionais foram validados.

Resultados

Os resultados do Prêmio Marcas de Excelência em Data Centers 2019 são apresentados em tabelas. Cada item traz o seu universo, isto é, o número de empresas, dentre as 143, que informaram a marca usada sobre aquele item – os consultados foram orientados a só se manifestarem sobre os produtos realmente usados em suas instalações. Os volumes de indicações recebidas por cada marca são dados em porcentagens dos respectivos universos.

Há tabelas em que a soma dos percentuais atribuídos a cada marca é maior que 100%. Isso acontece porque, como a pesquisa não dirige nem limita a resposta dos consultados, alguns deles elegem mais de uma marca para um mesmo produto. Nessas situações, todas as marcas são consideradas.

Por outro lado, nem todas as marcas indicadas estão presentes nas tabelas. Por razões de espaço, adotou-se o critério de excluir da apresentação as que não obtiveram no mínimo 2% das indicações do universo respectivo.

Vale ressaltar que, em todos os casos, os percentuais de indicações são somados e todas as diferentes denominações são relacionadas – inclusive com o cuidado de fazer constar, em primeiro lugar, o nome que recebeu mais indicações, seguido do segundo mais indicado e assim por diante. Quando houve empate técnico, prevalece a ordem alfabética na relação das empresas citadas.

Em cada tabela trazemos também os resultados de 2018. Assim o leitor poderá avaliar como evoluiu a marca e se ela ganhou ou cedeu terreno junto aos provedores.

Está disponível também aqui uma lista dos números de telefone dos fornecedores (fabricantes e/ou importadores) das marcas listadas em todas as tabelas de produtos. A relação com os nomes das empresas para as quais os participantes trabalham está disponível aqui.

Além deste levantamento, a RTI realiza a pesquisa Marcas de Destaque nos Provedores de Internet, publicada na edição de dezembro, que mostra quais as marcas mais usadas no segmento analisado. A última edição trouxe os resultados de um trabalho realizado junto a 569 provedores do Brasil, com 26 itens. A pesquisa permite ainda compilar outras informações sobre o mercado de data centers.

Investimentos em data centers

A pesquisa também fez perguntas aos profissionais sobre as intenções de investimentos em data centers. As respostas foram separadas conforme o perfil de cada participante: empresa privada com data center próprio, empresa pública e provedor de serviços de hosting e colocation.

Na categoria “Empresa privada com data center próprio”, 25,42% planejam migrar os dados (ou parte deles) para a nuvem; 16,95% dos respondentes afirmaram que planejam expandir o data center atual; e 6,78% pretendem construir um novo data center.

Já na categoria “Empresa pública”, 27,8% planejam migrar para a nuvem, 25% responderam que pretendem expandir o data center atual; 13,9% planejam construir um novo data center.