O mercado brasileiro de banda larga fixa atravessa um período de maturidade e transformação acelerada. Dados da Anatel indicam que o Brasil encerrou o mês de setembro de 2025 com 53,7 milhões de acessos banda larga fixa com uma característica marcante: mais da metade dessas conexões está nas mãos de provedores regionais de Internet. Esse protagonismo, construído ao longo de pouco mais de uma década, consolidou um ecossistema altamente competitivo, inovador e essencial para a conectividade do país.
Hoje, os provedores sustentam a chegada da fibra óptica a mais de 5000 municípios, garantem velocidade, proximidade com o consumidor e foram responsáveis por impulsionar o avanço da tecnologia FTTH – Fiber to the Home e o adensamento das redes metropolitanas. Em muitas regiões, especialmente Norte, Nordeste e interior do Brasil, são as únicas empresas capazes de expandir infraestrutura com rapidez, qualidade e presença local.
Nesse cenário de relevância crescente e de competição cada vez mais pautada por experiência do cliente, eficiência operacional, inovação e qualidade de rede, celebrar as marcas que se destacam tornou-se mais importante do que nunca.
Por isso, conhecer as marcas líderes no mercado e as que estão em crescimento é essencial para as empresas que atuam no setor. Com informações atuais e confiáveis, as empresas podem traçar estratégias de vendas, expansão e campanhas de marketing personalizadas. Vender produtos e serviços para esse segmento está no radar dos fornecedores, brasileiros e estrangeiros, devido à sua importância como mercado comprador de equipamentos, sistemas e outros insumos.
Para mapear as marcas mais usadas pelos provedores na construção, operação e manutenção de suas redes e garantir o bom atendimento aos assinantes e a qualidade dos serviços prestados, a revista RTI realiza anualmente uma pesquisa exclusiva no mercado: a Pesquisa Marcas de Destaque nos Provedores, agora em sua nona edição. O levantamento é exclusivo para essas empresas e tem como objetivo identificar o que realmente é utilizado no seu dia a dia, ao invés de apenas levantar opiniões.
Para colher a informação, foram selecionados, do cadastro de RTI, o universo de provedores de Internet. Eles receberam um e-mail que explicava os objetivos da pesquisa com um convite a preencher o questionário. Basicamente, o questionário trazia a pergunta: “Da relação dos produtos abaixo, quais marcas você utiliza?” A lista trazia 29 produtos e equipamentos, os mais usados na operação de um provedor. Para cada item, reservou-se no questionário um espaço para que o consultado escrevesse o nome da marca usada. 163 provedores participaram da pesquisa neste ano.
Além do aumento de 50% no universo em relação a 2024, uma outra novidade deste ano é o acréscimo de três itens à pesquisa: Software multicanal para atendimento ao assinante, Plataformas SVA e Serviços de call center.
Os resultados do Prêmio Marcas de Destaque nos Provedores 2025 são apresentados aqui. Cada item traz o seu universo, isto é, o número de empresas, dentre as que informaram a marca usada sobre aquele item – os consultados foram orientados a só se manifestarem sobre os produtos realmente usados em suas instalações. As respostas são espontâneas, sem nenhum tipo de direcionamento.
Os volumes de indicações recebidas por cada marca são dados em porcentagens dos respectivos universos. Há tabelas em que a soma dos percentuais atribuídos a cada marca é maior que 100%. Isso acontece porque, como a pesquisa não dirige nem limita a resposta dos consultados, alguns deles usam mais de uma marca para um mesmo produto. Nessas situações, todas as marcas são consideradas. Por outro lado, nem todas as marcas indicadas estão presentes nas tabelas. Por razões de espaço, adotou-se o critério de excluir da apresentação as que não obtiveram no mínimo 2% das indicações do universo respectivo. Portanto, em algumas tabelas a soma dos percentuais de todas as marcas listadas é menor do que 100%.
Vale ressaltar que, em todos os casos, os percentuais de indicações são somados e todas as diferentes denominações são relacionadas – inclusive com o cuidado de fazer constar, em primeiro lugar, o nome que recebeu mais indicações, seguido do segundo mais indicado e assim por diante.
O levantamento traz ainda os resultados do ano anterior das marcas citadas, permitindo que o leitor avalie a evolução e se ela ganhou ou cedeu terreno junto aos provedores.
Por fim, a lista dos números de telefone dos fornecedores (fabricantes e/ou importadores) das marcas listadas em todas as tabelas de produtos pode ser encontrada aqui.
As informações da Pesquisa Marcas de Destaque nos Provedores de Internet podem ser apresentadas de diversas maneiras. Os resultados são traduzidos em tabelas que condensam as indicações dos consultados para cada um dos 29 itens pesquisados.
As duas tabelas apresentadas aqui ao lado são exemplos disso. A primeira lista os produtos de uso mais difundido entre os profissionais, ou seja, sobre os quais mais se manifestaram. A segunda tabela traz as marcas que receberam o maior número de indicações em único produto.