Os provedores de Internet são responsáveis pelo processo de aceleração digital do país, levando conectividade a zonas rurais, comunidades e municípios afastados dos centros urbanos. Dada sua importância para o mercado, a revista RTI realiza desde 2017 uma pesquisa anual para conhecer as marcas mais usadas por essas empresas em 28 categorias de produtos. Veja os ganhadores deste ano da pesquisa, que tabulou indicações de quase 160 provedores de todo o país.


Juntos, os provedores regionais detêm 47,5% do mercado de Internet fixa no país, o dobro do que possuíam há cerca de quatro anos e superam conjuntamente Claro (23,2%), Vivo (15,1%) e Oi (12,1%), de acordo com dados compilados pela consultoria Teleco.

Segundo a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações, a quantidade de acessos de banda larga fixa no Brasil cresceu de 16,6 milhões em março de 2020, quando a OMS declarou oficialmente a pandemia do coronavírus, para 43,9 milhões em agosto de 2022. Outro destaque é o número de acessos realizados com tecnologia de fibra óptica, que já somam 28,1 milhões de conexões contratadas, dos quais as operadoras competitivas representam 17,69 milhões de conexões de fibra.

Depois de um ano marcado por muitas fusões e aquisições e entrada de investidores, em 2022 o setor não se mostrou tão aquecido como no início da pandemia. Mas os investimentos continuam acontecendo. Apesar da consolidação do mercado, há muitas empresas novas surgindo. Uma empresa que atua nesse segmento mapeou, somente no raio de 100 km de São Paulo, cerca de 1100 provedores. Com a expansão do 5G, as oportunidades de negócios devem crescer ainda mais, graças aos backbones e redes de fibra óptica construídos pelos provedores.

Importante mercado comprador de equipamentos, sistemas e outros insumos, o provedor regional é estratégico para os fornecedores, tanto nacionais quanto estrangeiros, que expandem suas linhas de produção, investem em máquinas e equipamentos e desenvolvem novas tecnologias. Por isso, conhecer as marcas líderes no mercado e as que vêm crescendo é fundamental para as empresas que atuam no setor traçar suas estratégias de vendas e marketing para os próximos anos.

Para mapear as marcas mais usadas pelos provedores para a construção, operação e manutenção de suas redes, a revista RTI realiza todos os anos, desde 2017, um levantamento inédito no setor: a Pesquisa Marcas de Destaque nos Provedores, agora em sua sexta edição.

Levantamento exclusivo para provedores de Internet, o objetivo não é saber a opinião, mas realmente o que é usado por essas empresas.

Para colher a informação, foram selecionados, do cadastro de RTI, 4270 provedores de Internet. Eles receberam um e-mail que explicava os objetivos da pesquisa com um convite a preencher o questionário. Basicamente, o questionário trazia a pergunta: “Da relação dos produtos abaixo, quais marcas você utiliza? A lista trazia 28 produtos e equipamentos, os mais usados na operação de um provedor, como equipamentos GPON, cabos ópticos, caixas de emenda, instrumentos de testes e software de gestão de rede. Para cada item, reservou-se no questionário um espaço para que o consultado escrevesse o nome da marca usada. 155 provedores participaram da pesquisa.

Resultados

Os resultados do Prêmio Marcas de Destaque nos Provedores 2022 são apresentados aqui Cada item traz o seu universo, isto é, o número de empresas, dentre as que informaram a marca usada sobre aquele item – os consultados foram orientados a só se manifestarem sobre os produtos realmente usados em suas instalações. Os volumes de indicações recebidas por cada marca são dados em porcentagens dos respectivos universos.

Há tabelas em que a soma dos percentuais atribuídos a cada marca é maior que 100%. Isso acontece porque, como a pesquisa não dirige nem limita a resposta dos consultados, alguns deles usam mais de uma marca para um mesmo produto. Nessas situações, todas as marcas são consideradas. Por outro lado, nem todas as marcas indicadas estão presentes nas tabelas. Por razões de espaço, adotou-se o critério de excluir da apresentação as que não obtiveram no mínimo 2% das indicações do universo respectivo. Portanto, em algumas tabelas a soma dos percentuais de todas as marcas listadas é menor do que 100%.

Vale ressaltar que, em todos os casos, os percentuais de indicações são somados e todas as diferentes denominações são relacionadas – inclusive com o cuidado de fazer constar, em primeiro lugar, o nome que recebeu mais indicações, seguido do segundo mais indicado e assim por diante.

É considerado empate quando a diferença entre as primeiras colocadas é igual ou inferior a 3%. Nesses casos, as marcas ganhadoras são identificadas nas tabelas com bold e logotipo do Prêmio.

O levantamento traz ainda os resultados do ano anterior das marcas citadas, permitindo que o leitor avalie a evolução e se ela ganhou ou cedeu terreno junto aos provedores.