Pesquisa anual mostra as marcas mais usadas pelos provedores de Internet em 28 categorias de produtos essenciais para suas operações, como equipamentos GPON, cabos ópticos, gabinetes, antenas e roteadores, além de software de gestão comercial e serviços de call center.


O mercado de provedores de Internet se destacou ainda mais em 2021. Segundo um levantamento recente realizado pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, houve um salto de 35,6 milhões para 39,6 milhões de acessos de banda larga fixa entre setembro de 2020 e setembro de 2021. Os contratos de fibra óptica alcançaram 22,647 milhões em julho (57% da base). O crescimento anual da tecnologia é de 61,7%. As adições líquidas em 2021 somam 5,638 milhões, incluindo novos clientes ou aqueles que migraram de outras tecnologias, como rádio e cobre, para a fibra.

Os provedores regionais somam 17,197 milhões de contratos. Desse total, 14,297 milhões são de fibra óptica. Prova da atração do setor é a atenção de agentes financeiros e grupos econômicos dispostos a investir no setor. O ano foi marcado por importantes IPOs - Initial Public Offerings e uma verdadeira avalanche de M&As – fusões e aquisições, ajudando a trazer mais recursos e investimentos ao setor.

Importante mercado comprador de equipamentos, sistemas e outros insumos, o provedor regional está cada vez mais na mira da maioria dos fornecedores. Por isso, conhecer as marcas líderes no mercado e as que vêm crescendo é fundamental para as empresas que atuam no setor traçar suas estratégias de vendas e marketing.

Para mapear as marcas mais usadas pelos provedores para a construção, operação e manutenção de suas redes, a revista RTI realiza anualmente um levantamento inédito no mercado: a Pesquisa Marcas de Destaque nos Provedores, agora em sua quinta edição.

Levantamento exclusivo para provedores de Internet, o objetivo não é saber a opinião, mas realmente o que é usado por essas empresas

Para colher a informação, foram selecionados, do cadastro de RTI, 4531 provedores de Internet. Eles receberam um e-mail que explicava os objetivos da pesquisa com um convite a preencher o questionário. Basicamente, o questionário trazia a pergunta: “Da relação dos produtos abaixo, quais marcas você utiliza? A lista trazia 28 produtos e equipamentos, os mais usados na operação de um provedor. Para cada item, reservou-se no questionário um espaço para que o consultado escrevesse o nome da marca usada. 249 provedores participaram da pesquisa.

Cada item traz o seu universo, isto é, o número de empresas, dentre as que informaram a marca usada sobre aquele item – os consultados foram orientados a só se manifestarem sobre os produtos realmente usados em suas instalações. Os volumes de indicações recebidas por cada marca são dados em porcentagens dos respectivos universos.

Há tabelas em que a soma dos percentuais atribuídos a cada marca é maior que 100%. Isso acontece porque, como a pesquisa não dirige nem limita a resposta dos consultados, alguns deles usam mais de uma marca para um mesmo produto. Nessas situações, todas as marcas são consideradas. Por outro lado, nem todas as marcas indicadas estão presentes nas tabelas. Por razões de espaço, adotou-se o critério de excluir da apresentação as que não obtiveram no mínimo 2% das indicações do universo respectivo. Portanto, em algumas tabelas a soma dos percentuais de todas as marcas listadas é menor do que 100%.

Vale ressaltar que, em todos os casos, os percentuais de indicações são somados e todas as diferentes denominações são relacionadas – inclusive com o cuidado de fazer constar, em primeiro lugar, o nome que recebeu mais indicações, seguido do segundo mais indicado e assim por diante.

É considerado empate quando a diferença entre as primeiras colocadas é igual ou inferior a 3%. Nesses casos, as marcas ganhadoras são identificadas nas tabelas com bold e logotipo do Prêmio. O levantamento traz ainda os resultados do ano anterior das marcas citadas, permitindo que o leitor avalie a evolução e se ela ganhou ou cedeu terreno junto aos provedores.