A Ultranet Telecom, provedora de serviços de Internet, data center e telefonia IP para os setores residencial e corporativo, está expandindo sua rede de última milha, hoje concentrada na região metropolitana de São Paulo e Fortaleza, CE, para novas cidades e localidades vizinhas, seja com fibra própria ou em parcerias. A empresa também desenvolve um plano de crescimento na América Latina. “Já iniciamos acordos na Argentina, Peru, México e Colômbia”, diz a CEO Lilian Chaves.

A operadora tem como objetivo tornar-se a ponte preferencial dos grupos estrangeiros que desejam entrar no mercado brasileiro de banda larga. Com sede em São Paulo e filiais em Fortaleza e Miami, nos EUA, a Ultranet já tem essa vocação internacional – e pretende intensificar a estratégia ainda mais. “Trabalhamos com várias empresas globais, como a Sparkle, Telxius e Hurricane Electric”, diz a executiva. A mais recente parceria foi fechada com a Cogent Communications, uma das maiores operadoras tier 1 de rede óptica IP do mundo, com sede nos EUA, atuação em 47 países e mais de 92 mil km de fibra interurbana.

A Ultranet conta com um data center próprio de 450 m2 no bairro do Cambuci, na região central de São Paulo. Construído em 2015, o site possui configuração N + 1 UPS com monitoramento de disjuntor individual e 220 A de circuitos redundantes. Além da energia da concessionária, o site está dotado de grupo gerador com capacidade para até 12 horas contínuas, podendo ser reabastecido sem interrupção de fornecimento. Conta com dois pisos existentes com capacidade para quase 200 racks (um terceiro pavimento está previsto para expansão futura). O data center está conectado ao PIX da Equinix SP1 e SP2, com acesso ao SP3 e SP4 por fibra própria; ao PIX Etice em Fortaleza; e ao PIX NetBotanic no Rio de Janeiro. Em Miami, está no NAP of the Americas, Equinix e ColoHouse.

Segundo Charles Oliveira, diretor comercial da empresa, o IDC Ultranet é neutro. “Criamos uma estrutura de telco para receber e fazer interconexão com as carriers, além de ofertar conectividade e serviços para clientes do mercado corporativo, como espaços em rack, servidores e locação de switch e equipamentos de rede”, diz. Entre as carriers nacionais com presença no site estão a Embratel, Vivo, Algar, 76Telecom, NB Telecom, Megatelecom e Novvacore, entre outras.

Fundada em 2008, a Ultranet é 100% nacional. Entre os serviços oferecidos estão os planos corporativos e residenciais de Internet, conexão IX-BR (PTT) CIX com até 10 Gbit/s de acesso ao IX-BR, com retirada no IDC Ultranet ou data centers Equinix, transporte Lan 2 Lan (L2L) via camada 2 (Ethernet) e transporte usando camada 3 (IP) e fibra apagada. Com cerca de 500 quilômetros de fibra própria em São Paulo, a Ultranet tem mais de 30 POPs na cidade, com visada ou fibra direta para as principais localidades.



Mais Notícias RTI



Intelbras anuncia aquisição da catarinense Khomp

Empresa está investindo R$ 460 milhões para acelerar expansão nos próximos 18 meses.

12/04/2021


Link Cariri quer formar times de mulheres para instalação de fibra em campo

Serviços incluem suporte técnico e fusão de fibra.

12/04/2021


Lumiun desenvolve filtro de DNS para provedor em modelo SVA

Provedor pode oferecer ao assinante controle de acesso à Internet com benefícios fiscais.

12/04/2021