Com o rápido crescimento das redes FTTH – fiber to the home, as ferramentas e equipamentos necessários para instalação de fibra óptica estão cada vez mais presentes nos provedores de Internet. As vendas estão aquecidas para os fabricantes e distribuidores de produtos e também para os prestadores de serviços de manutenção. É o caso da Techfusion, empresa criada recentemente para atuar exclusivamente com reparos de máquinas de fusão, power meter e clivadores.

Com sede e laboratório em Cascavel, PR, a Techfusion recebe equipamentos de todo o país, faz os reparos e envia o produto de volta para o cliente em no máximo 20 dias. “Fizemos um estudo de mercado e vimos que havia demanda por assistência técnica especializada em fibra óptica”, diz o proprietário Cassiano Joaquim da Silva.

Entre os serviços mais realizados estão o alinhamento e limpeza das máquinas de fusão. Além do conserto, a empresa também realiza manutenção preventiva dos equipamentos, evitando riscos de paradas durante um serviço em campo.

Segundo o diretor, o reparo vale a pena. As máquinas de fusão são caras (as mais simples custam no mínimo R$ 10 mil no mercado) e o reparo tem custos acessíveis e dá uma sobrevida ao equipamento. O pacote mais barato, por exemplo, custa R$ 500 para calibração, limpeza e alinhamento. A Techfusion trabalha com qualquer marca de produto.

Os provedores de Internet estão entre os principais clientes da Techfusion, que também está avaliando a expansão dos negócios para revenda de equipamentos ópticos, maletas de ferramentas de fibra e reparos de OTDRs.



Mais Notícias RTI



Silica Networks anuncia projeto de cabo submarino de 1026 km até a Antártica

Filiais do Brasil, Argentina e Chile participam do estudo do projeto que liga o extremo sul do continente ao Polo Sul.

19/04/2021


Sanepar estuda compartilhamento de rede de esgoto com fibra óptica

Ideia é aproveitar a capilaridade dos 38.464 km de tubulação no Paraná.

19/04/2021


Comba Telecom desenvolve solução Open-RAN multibanda e multi-RAT

Plataforma destina-se a frequências de 1800 e 2100 MHz.

19/04/2021