A Ligga, operadora de telecomunicações no Paraná, anunciou a assinatura de um MoU - Memorando de Entendimento com a Huawei para o projeto 5G, voltado para a transformação digital da Amazônia. A iniciativa reflete o compromisso da companhia em levar conectividade às áreas mais remotas do Brasil, começando pela Região Norte.

“A nossa missão é conectar as regiões mais remotas do Brasil. Para isso, o projeto 5G será desenvolvido em três etapas, com a região amazônica sendo o ponto de partida. O MoU com a Huawei e o apoio do consórcio Amazônia 5G nos permitirão levar soluções de conectividade inovadoras e sustentáveis para comunidades com as quais a Ligga está comprometida em promover a inclusão digital e melhorar a infraestrutura. Estamos às vésperas do lançamento da operação e concentrando esforços para que o início ocorra ainda este ano”, afirma Vitor Menezes, diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais da Ligga.

A formalização da colaboração ocorreu no dia 21 de outubro, na China, com a presença de autoridades importantes, incluindo Juscelino Filho (Ministro das Comunicações), Hermano Tercius (Secretário de Telecomunicações), Frederico Siqueira Filho (presidente da Telebras) e Victor Queiroz (Apex). Luiz Cláudio (CEO do consórcio Amazônia 5G), Marcelo Siena (CEO da iSUPER) e Carlos Batista (CEO da Web Flash) também participaram do encontro, destacando a importância do consórcio na implementação do projeto.

Foto: Vitor Menezes, diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais da Ligga e Antônio Carlos, COO da Ligga, com representantes do Consórcio Amazônia 5G e executivos da Huawei.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025