A Soap, empresa brasileira especializada em consultoria e treinamentos de apresentações corporativas, firmou com a Odata, provedora de infraestrutura de data centers, um contrato de serviços de colocation com espaço, energia, Internet e conexões com operadoras.

Em maio, no auge da pandemia, a alta gestão da Soap percebeu que o home office estava sendo bastante eficiente para suas equipes. Para reduzir despesas, a empresa decidiu se desfazer do escritório montado na Vila Olímpia, em São Paulo.

Para isso, seria preciso mover o ambiente de TI e os links corporativos para um data center remoto, tarefa que se apresentava como a parte mais crítica de todo o processo de mudança. O prazo para concluir a migração dos servidores, backup e storage, além de toda a estrutura de comunicação com duas operadoras distintas, era de cinco dias.

Um dos maiores desafios da migração de data centers é conciliar o prazo de ativação dos links. Para isso, a equipe da Odata realizou uma intervenção e resolveu a demanda a tempo, sem correr riscos de disponibilidade. A estrutura foi implementada e ativada em menos de 24 horas.

Para Denis Dourado Barreto, gestor de tecnologia, criação e planejamento da Soap, o cenário anterior da mudança, por se tratar de um ambiente de escritório, deixava o centro de processamento de dados sujeito a ameaças constantes de riscos e falhas habituais. Segundo ele, a energia elétrica sempre oscilava ou falhava, fazendo com que a operação parasse por completo até que a energia retornasse. “Não tínhamos o centro de processamento ativo em dias de manutenção da rede elétrica nem em eventos de queda. Além disso, precisávamos monitorar os ativos via câmera de segurança 24x7. Certa vez, tivemos um grande problema com a falha do ar condicionado, que colocou em risco os equipamentos pelo acúmulo de água no piso. Para completar, nosso ambiente operava com um UPS que exigia manutenção constante”, diz. O gestor ressalta que a mudança dará uma vantagem competitiva para a Soap, pois os custos do colocation são menores do que os de um local fixo.

A Odata possui ao todo quatro data centers, localizados em Barueri, Santana do Parnaíba, Hortolândia, no interior de São Paulo e em Bogotá, na Colômbia.



Mais Notícias RTI



Intelbras anuncia aquisição da catarinense Khomp

Empresa está investindo R$ 460 milhões para acelerar expansão nos próximos 18 meses.

12/04/2021


Link Cariri quer formar times de mulheres para instalação de fibra em campo

Serviços incluem suporte técnico e fusão de fibra.

12/04/2021


Lumiun desenvolve filtro de DNS para provedor em modelo SVA

Provedor pode oferecer ao assinante controle de acesso à Internet com benefícios fiscais.

12/04/2021