Desmontar e reciclar pás eólicas ao fim de sua vida útil, para reaproveitar materiais poliméricos provenientes delas e aplicá-los em outras áreas como a indústria automotiva e construção civil, por exemplo, é a premissa de um projeto coordenado pelo instituto espanhol Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico.


Trata-se do projeto Rewind – Desmantelamiento eficiente, reutilización y reciclaje para aumentar la circularidad de los sistemas de energía eólica al final de su vida útil (ou, em tradução livre para o português, “Desmontagem, reutilização e reciclagem eficientes para aumentar a circularidade dos sistemas de energia eólica em fim de vida”) –, pelo qual também estão em andamento trabalhos envolvendo o desenvolvimento de tecnologias e processos para a reciclagem de pás eólicas.


Esse programa, de acordo com informações divulgadas à imprensa, envolve processos de reciclagem química e térmica. Métodos de pirólise e solvólise assistida por catálise serão desenvolvidos para reduzir a temperatura e o tempo de processamento dos materiais.


O primeiro passo é a desmontagem das pás eólicas, fase em que as peças e outros componentes presentes em torres eólicas são submetidos à inspeção para verificação de suas condições. Dependendo do seu estado, as peças que serão recicladas poderão dar origem a materiais destinados tanto à fabricação de novas peças para pás e torres eólicas.


Os planos do Aimplas é estender os trabalhos de reciclagem para o reaproveitamento de materiais compósitos presentes em pás eólicas que compõem torres implantadas em ambientes terrestres e marítimos. Isso inclui estudos que visam ao uso de materiais reciclados na fabricação de turbinas eólicas.

_______________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________________

 

Imagem: Aimplas/Divulgação.

 

Acompanhe mais trabalhos que envolvem a reciclagem de plásticos:

 

Pesquisadores convertem microplásticos em grafeno

 

Reciclagem química de PET. Novo sistema chega ao mercado.

 

#Aimplas #Rewind #PlásticoIndustrial



Mais Notícias RTI



Novo agente de purga para extrusão de filmes

A Chem-trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.

04/11/2025


Syensqo anuncia novo material para tubos flexíveis

Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.

04/11/2025


Sāco vai aumentar produção de compostos de XLPE na América Latina

A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.

04/11/2025